Cíntia Bortotto Titulo
Planejando o segundo semestre

Superar as expectativas profissionais

Por Cíntia Bortotto
18/07/2011 | 00:00
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Na semana passada, abordei nesta coluna algumas dicas sobre o planejamento do seu segundo semestre, envolvendo especialmente seu desenvolvimento e de sua equipe. Agora, acho importante comentarmos também um pouco sobre organização e a divisão do tempo entre trabalho e família.
É lógico que suas expectativas profissionais provavelmente querem que você sempre atinja os melhores resultados possíveis. Sem dúvida, é importante superar as expectativas e, em geral, fazemos isto com duas variáveis: tempo e qualidade. Ou fazemos uma tarefa ou projeto, em um tempo menor que o combinado e isto faz com que o desempenho diferenciado seja percebido ou fazemos com mais qualidade, com mais diferencial, agregando mais valor, e isto também é percebido.
Para melhorar o tempo da entrega, ou se pratica muito e aí este tempo cai, ou se percebe outra forma de fazer, mais rápida. Em geral, temos este tipo de percepção quando fazemos um curso de aperfeiçoamento ou quando praticamos benchmarking e vemos como outros do mercado fazem. Em geral temos empresas e pessoas melhores e piores, por isto, o benchmarking é uma ferramenta importante hoje.
Para a variável qualidade, é preciso ter conteúdo, conhecer tendências, saber analisar, comparar e sugerir melhorias. Fazer agregando valor, muitas vezes impacta em reflexões organizacionais e até mudança de comportamento e cultura. A melhor forma de desenvolver senso crítico é entrando em contato com novos conteúdos, seja através de programas de formação, cursos de especialização, atualização ou complemento educacional, seja por meio de leituras, palestras, conversas, networking. É preciso estar antenado com o que está acontecendo no mundo e como isto pode impactar sua empresa, seu trabalho e você. Olhando para estes dois aspectos: tempo e qualidade, você tem mais chances de ter um desempenho superior, é claro que, adicionado a isto uma dose extra de esforço e trabalho. Seja mais organizado!
Este é um grande desafio, enfrentado pela maioria das pessoas. Para se organizar melhor, por exemplo, siga as seguintes dicas:
1.Coloque tempos limites para realização das atividades e projetos;
2.Seja exigente com você, não se dê um prazo enorme, lembre-se de que tempo é importante quando falamos em carreira e desenvolvimento;
3.Faça seu planejamento sempre de trás para frente a partir do momento que você colocou seus prazos finais;
4.Elabore listas semanais de acompanhamento de atividades e leia todos os dias a fim de riscar itens já feitos;
5.Eleja 3 itens da lista para fazer dentro do dia e tente não se boicotar neste planejamento;
6.Mensalmente, faça um balanço do que você conseguiu fazer e o que falta para que dentro do ano você conclua o que planejou;
7.Avalie se todas as atividades dependem mesmo de você, ou se há algo que pode ser delegado.

DIVIDA BEM SEU TEMPO
Se um dos seus dilemas é a falta de tempo, não se aflija, a maior parte das pessoas sofre com esta temática. O que percebo, ao longo de minha trajetória profissional, é que as pessoas que melhor lidavam com o assunto eram as que conseguiam impor limites dos dois lados: momento de família era momento de família, nada de mil interrupções via celular, nada de trocar um passeio combinado por uma troca de e-mails. Obviamente, há situações que pedem exceção, mas estou falando aqui de pessoas que fazem destas interrupções hábitos. A sensação causada é que nunca se tem 100% da atenção daquele membro familiar. Para quem gera a falta, muitas vezes, na sequência, vem a sensação da culpa. Este ciclo não é saudável para ninguém, nem para o trabalho que aparentemente está sendo priorizado.
Do outro lado o problema não é menor, ou seja, muitas ligações pessoais no horário de trabalho, e-mails pessoais e tudo o que possa tirar o foco do trabalho pode atrapalhar a pessoa para sair relativamente no horário. Há dias em que não temos o que fazer, por exemplo, filho doente, escritura para assinar. São momentos em que, de fato, temos de dar alguma atenção durante o horário comercial para atividades pessoais, mas isso é perfeitamente negociável com o chefe. O problema é quando estes itens são tão constantes que se tem a impressão de que a pessoa passa a maior parte do tempo no trabalho resolvendo apenas problemas pessoais. Isto não é saudável e nem justo com a relação capital-trabalho estabelecida. Se você quer dar mais tempo à sua família, aprenda a impor limites, dizer não e respeitar suas prioridades e escolhas. Saiba que isto não vai agradar a todos, mas você se sentirá mais confortável e equilibrado.
Procurar se organizar, se desenvolver e buscar o equilíbrio podem ser boas atitudes para fazer do seu segundo semestre um momento brilhante para sua carreira e vida pessoal.




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