Política Titulo
Governo investiga lavagem de dinheiro no Polígono
Do Diário do Grande ABC
06/02/2000 | 17:17
Compartilhar notícia


O governo vai pedir ao Ministério Público Federal que investigue uma lista de 10 pessoas sob suspeita de lavagem de dinheiro e financiamento do tráfico de drogas na regiao conhecida como o Polígono da Maconha, no Nordeste do país. Nesta segunda-feira, o secretário nacional antidrogas, Walter Maeirovitch, entrega ao procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, a lista com os nomes apontados por testemunhas na regiao próximo ao município de Salgueiro, no interior de Pernambuco.

O governo mantém a lista em sigilo com receio de que algum dos citados possa ter sido alvo de falsa denúncia. A investigaçao na regiao durante a Operaçao Mandacaru no final do ano passado constatou, entanto, que esses nomes relacionados pelas testemunhas coincidem com levantamentos de pessoas que tiveram movimentaçao financeira suspeita nas agências bancárias locais.

Diante do resultado da Operaçao Mandacaru, o chefe secretaria de Assuntos Institucionais, general Alberto Cardoso, decidiu pedir ao Ministério da Fazenda que determine a realizaçao de auditoria do Banco Central nas agências bancárias em 21 municípios da regiao. A investigaçao terá objetivo de averiguar todas as transaçoes financeiras acima de R$ 10 mil. A lei de lavagem de dinheiro, regulamentada por decisao do Banco Central, obriga que acima desse valor as instituiçoes financeiras devem identificar as pessoas envolvidas para uma possível investigaçao em caso de suspeita de crime.

Durante a Operaçao Mandacaru, o Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF) identificou um total de 390 pessoas ligadas a operaçoes financeiras sob suspeita. Esses nomes também serao encaminhados para o Ministério Público Federal.

Segundo Walter Maierovitch, o levantamento da área de inteligência buscou detectar se a movimentaçao bancária era compatível com a renda do município. Nas primeiras análises, os técnicos do governo descobriram inúmeros casos suspeitos e identificaram pessoas que movimentaram recursos com grande rapidez, fazendo o dinheiro circular de um município para outro na regiao. Há também sinais exteriores de riqueza e enriquecimento sem justa causa.

A investigaçao federal no Polígono da Maconha revelou ainda um esquema de exploraçao de agricultores da regiao. Há casos de famílias endividadas que só conseguem renovar ou rolar os empréstimos se concordarem com o uso de suas terras para plantaçao de maconha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;