Claúdio Conz Titulo
Qualificação em todos os níveis

Mercado exige competência para responder aos desafios profissionais

Cláudio Conz
17/02/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Está claro para todos que um dos grandes problemas do nosso setor da construção e de diversos outros é a questão da qualificação profissional. Não é a primeira vez que abordo este assunto aqui, mas creio que temos de manter isso na agenda pública, pois já estamos enfrentando muitos contratempos por conta da falta de mão de obra qualificada.

Além dos acidentes causados pela falta de preparo dos profissionais no canteiro de obras, a qualificação pode ajudar a aumentar lucros e gerar renda, nos mais diversos nichos da economia e, em especial, no comércio. Temos um longo caminho para percorrer neste sentido. As pessoas trabalham tanto e às vezes nem param para pensar que poderiam otimizar processos, reduzir custos e ter uma visão mais ampla para o futuro.

O mundo globalizado atual exige competência profissional para responder aos diferentes desafios colocados pelo exercício das profissões. No caso do varejo de material de construção, especificamente, segmento do qual sou representante, há novo perfil de profissional surgindo e nele a educação, a direção e a gerência de uma empresa desempenhamm papel de suma importância.

Vemos que todo o processo organizacional fica concentrado sob responsabilidade desses profissionais: as atividades de mobilização, liderança, motivação, comunicação e coordenação. Assim, as mudanças no mercado requerem formação específica para buscar soluções para os problemas, coordenar o trabalho em equipe, discutir e avaliar a prática, assessorar e prestar apoio logístico aos colaboradores no ambiente de trabalho.

Assuntos como logística, marketing e finanças devem ser bem conhecidos pelo comerciante e nada melhor do que investir em estudo para estar sempre a par das novidades e das tendências. No nosso setor, observo que, muitas vezes, as empresas acabam passando de pai para filho. O choque de gerações e o problema da sucessão acabam sempre entrando em pauta. Como lidar com tudo isso? O mercado está cada vez mais dinâmico e as mudanças acontecem cada vez mais rapidamente.

Buscando aproximar a prática do dia a dia das lojas, com as novas tendências de gestão e as pesquisas da academia, criamos no nosso setor um polo de conhecimento. É claro que as universidades tiveram um boom de crescimento nos últimos anos, mas como aproveitar melhor o conteúdo universitário? Decidimos então reunir professores e especialistas do nosso varejo, do comércio de material de construção, para formar melhor nossos profissionais. Assim surgiu, em 2003, a Universidade Anamaco, focada nas carências e nas necessidades das pessoas que trabalham no nosso segmento.

Esta é uma grande realização que tem trazido muitos resultados para nossos alunos. Desde sua criação, já tivemos curso de graduação, especialização e MBA. O que pudemos perceber foi o reconhecimento das pessoas que participaram. Vejo excelentes ideias, um networking fantástico, que gerou e melhorou negócios e empresas. Imagine só se cada setor, se cada segmento pudesse reunir o que tem de melhor com o intuito de ajudar seus profissionais, unindo prática e teoria... as pessoas estariam cada vez mais qualificadas.

Eu sugiro aos outros setores que também se organizem para melhorar sua mão de obra em todos os níveis, seja no canteiro de obras, no chão de fábrica ou na área administrativa. Precisamos gerar lideranças capacitadas, antenadas com o que está acontecendo no mundo. Assim, as empresas se desenvolvem, o comércio inventa maneiras de vender mais, surgem novas estratégias, a economia cresce, mais empregos e renda são gerados e todos ganham.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;