Internacional Titulo
Charles e Camilla: uma amizade de 30 anos
Da AFP
10/02/2005 | 17:36
Compartilhar notícia


O herdeiro do trono britânico, Príncipe Charles, pediu a plebéia Camilla Parker Bowles em casamento. O comunicado divulgado pela Clarence House, a residência londrina de Charles, formaliza uma relação de mais de 30 anos entre o Príncipe de Gales, 56 anos, e sua amiga, 57. A cerimônia está marcada para o dia 8 de abril no castelo de Windsor.

A história de "amizade" entre os dois sempre foi carregada de fatos marcantes que conduziram, de uma forma ou outra, a trajetória real da Inglaterra.

1970 - O príncipe Charles e Camilla Shand, seu nome de solteira, vêem-se pela primeira vez em uma partida de pólo em Windsor, oeste de Londres.

1971 - Charles e Camilla iniciam uma relação marcada pelo ingresso do Príncipe de Gales na Royal Navy e por suas numerosos viagens ao exterior.

Julho 1973 - Camilla se casa com um admirador de muito tempo, Andrew Parker Bowles, oficial de cavalaria.

Novembro de 1977 - Charles encontra pela primeira vez Lady Diana Spencer, que tinha, então, 16 anos.

Final da década de 70 - Charles e Camilla dão prosseguimento ao contato e estreitam sua amizade.

29 de julho de 1981 - Lady Diana Spencer casa-se com o príncipe Charles na catedral de St Paul de Londres, mas ele ainda mantém contactos com Camilla.

21 de junho de 1982 - nasce o príncipe William, primeiro filho de Charles e Diana.

15 de setembro de 1984 - nasce o príncipe Harry, segundo filho de Charles e Diana.

1985 - primeiros rumores de crise conjugal entre Charles e Diana.

1992 - a imprensa publica gravações de conversas telefônicas íntimas de Charles e Camilla. Junho de 1992 - publicação do livro "Diana: sua verdadeira história", escrito por Andrew Morton, que faz alusão abertamente à tristeza da princeza e a uma tentativa de suicídio.

Dezembro de 1992 - o primeiro-ministro conservador John Major anuncia que Charles e Diana se separam "amigavelmente".

1994 - em uma célebre entrevista pela televisão, Charles admite ter cometido adultério depois do fracasso de seu casamento. Numa biografía autorizada publicada depois disso, o romance de Charles com Camilla se confirma. Diana concede por sua vez uma entrevista à televisão na qual assegura: "éramos três neste casamento".

Janeiro de 1995 - Camilla e Andrew Parker Bowles se divorciam.

28 de agosto de 1996 - é publicado o decreto de divórcio entre Charles e Diana.

Agosto de 1997 - a princesa Diana morre num acidente de tráfego em Paris.

Outubro de 1998 - Charles e Camilla aparecem em público durante uma festa de casamento na qual chegaram em separado.

Janeiro de 1999 - novo aparecimento em público de Charles e Camilla numa cerimônia no hotel Ritz de Londres. Ainda nesse ano, Camilla se encontra com William e Harry pela primeira vez.

3 de junho de 2000 - a Rainha reconhece oficialmente a relação entre Charles e Camilla ao participar de uma cerimônia em que Camilla está presente. Nesse mesmo mês, Charles beija a namorada em público pela primeira vez.

2 de julho de 2002 - Camilla participa de um primeiro compromisso oficial.

Junho de 2004 - Camilla aparece pela primeira vez nas contas do príncipe Charles.

10 de fevereiro de 2005 - A Clarence House anuncia que o Príncipe de Gales e Camilla Parker Bowles se casarão no dia 8 de abril no castelo de Windsor (oeste de Londres).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;