Política Titulo
Celular é proibido na sessão da Câmara de Ribeirão
Por Cynthia Tavares
Especial para o Diário
30/04/2011 | 07:09
Compartilhar notícia


Os vereadores de Ribeirão Pires estão se adequando a uma nova orientação do presidente da Câmara, Gerson Constantino (PV). Os celulares estão proibidos no plenário durante o horário das sessões legislativas.

Para lembrar os parlamentares da nova regra, uma plaquinha foi colocada do lado direito do plenário, perto da entrada do local. "Todo teatro, igreja, espaço público é vedado o uso de aparelho celular. Colocamos o aviso justamente por isso, para orientar os colegas", justificou o verde.

Não há nenhuma exigência no regimento interno da Casa que proiba o uso de aparelhos.

Na sessão de terça-feira, os vereadores já tiveram de se adaptar à medida. Cada um teve seu jeito de lidar com a novidade. O vereador Saulo Benevides (PV), um dos que mais utilizam o celular durante a sessão, usa o aparelho entre a saída do plenário e a sala de reuniões. "Evito usar quando estou na sessão, mas quando toca e é importante eu vou para a sala de reunião", contou.

O parlamentar disse que a iniciatva imposta pelo correligionário "é complicada". "Meu celular fica ligado 24 horas. Dá para conciliar a sessão e as ligações. No momento em que eu for usar a tribuna, daí eu desligo. Mas são pensamentos diferentes", declarou.

Gerson rebateu a posição do colega. "O celular incomoda para quem está tocando a sessão, lendo requerimentos e até mesmo no uso da tribuna. Hoje já melhorou muito, mas antes as pessoas atendiam e ficavam falando alto.Além de ser falta de respeito, isso tira a atenção de qualquer um, principalmente dos vereadores que estão na mesa. Nosso plenário não é grande como da Câmara ou do Congresso, onde, por exemplo, não interfere tanto", avaliou.

 

PITORESCO

A proibição do uso de celulares tem gerado momentos pitorescos e divertido quem acompanha as sessões. O vereador Jorge Luis de Moraes, o Jorginho da Autoescola (DEM), também está entre os que mais utilizam o celular. E chamou atenção na última semana.

O democrata se enfiou embaixo da mesa para atender uma ligação. "Trabalho com pessoas carentes e que precisam de muitas coisas. Quando me ligam, atendo e encaminho para o gabinete", pontuou o parlamentar.

O problema é que ele não escapou do flagra de Gerson, que o observou com ar de recriminação. "Para que ele se toque e não haja uma repreensão verbal", explicou o comandante do Legislativo. Jorginho parece que entendeu e disse que começará a deixar seu aparelho com seus assessores.

O presidente declarou que antes de colocar o informativo conversou com todos os parlamentares. "É algo em comum entre todos. Ninguém vai ficar melindrado. Quero ressaltar que todas minhas atitudes são bem discutidas", frisou o verede.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;