Política Titulo
Paulo Rocha é o novo líder do PT na Câmara dos Deputados
Da Agência Brasil
22/02/2005 | 23:31
Compartilhar notícia


O deputado Paulo Rocha (PA) foi escolhido nesta terça-feira como o novo líder do PT na Câmara dos Deputados para o ano de 2005. Rocha foi o único petista a se lançar candidato à liderança e acabou sendo escolhido por unanimidade, durante reunião da bancada petista que durou mais de cinco horas.

Paulo Rocha assumiu o cargo com a garantia de articular e promover a união na bancada petista. "A bancada exige um papel mais protagonista", afirmou. O novo líder marcou para março um seminário da bancada para discutir estratégias de ação dos parlamentares petistas este ano. O objetivo de Paulo Rocha é envolver o PT nas negociações com o governo federal, com propostas que façam o partido participar de forma mais ativa da governabilidade do país.

Os petistas também discutiram os rumos da bancada para o biênio 2005-2006, segundo proposta apresentada pelo deputado Chico Alencar (PT-RJ). Segundo o parlamentar, a derrota do petista Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) para o deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) na disputa à presidência da Câmara deve servir de guia para a reestruturação da bancada dentro da Casa Legislativa.

"Analisar o impacto, admitindo seu grau, para os próximos dois anos, é premente. Não é correto personalizar a derrota, porém é vital reconhecermos e identificarmos erros. Isto, associado ao desejo de produzirmos mudanças, possibilitará um debate franco e fraterno do nosso partido, seu papel e sua relação com o governo", afirma a proposta de Chico Alencar. Além da derrota de Greenhalgh, o PT também ficou sem nenhum cargo na Mesa Diretora da Casa.

Embora tenha perdido a presidência da Câmara, o PT terá a presidência de quatro das 20 Comissões técnicas. O partido vai ter direito à primeira escolha por ser a maior bancada da Câmara, e já decidiu optar pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) - considerada a mais importante da Casa Legislativa. Todos os projetos que chegam à Câmara devem, obrigatoriamente, ser apreciados pela CCJ, que julga a constitucionalidade das matérias apresentadas.

Além da CCJ, a bancada petista decidiu escolher a presidência das Comissões de Finanças, Direitos Humanos e Educação para 2005. As três comissões só serão do PT se os demais partidos que possuem o direito de escolher comissões não optarem por nenhuma das escolhidas pela bancada. O PT terá direito à primeira, terceira, décima e vigésima escolha das Comissões.

A decisão final sobre a presidência das comissões deverá ser tomada amanhã, em reunião do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, com os líderes partidários. Na reunião, os líderes também definirão a quantidade de membros de cada comissão para o ano de 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;