Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 24 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Bluetooth: entenda como funciona a tecnologia

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação
Do 33Giga

04/08/2021 | 13:18


A tecnologia bluetooth oferece soluções completas e adequadas para atender às necessidades cada vez maiores de conectividade sem fio – streaming de áudio, transferência de dados, redes de dispositivos e serviços de localização. É uma das mais utilizadas no mundo, de acordo com o Bluetooth Special Interest Group.

Leia mais:
Dia dos Pais: dicas para prevenir problemas nas compras online
Para sair do comum: cursos online para presentear os pais

Espera-se que haja em torno de 6 bilhões de dispositivos com tecnologia bluetooth habilitados em todo o mundo até o ano de 2025. Apesar de popular, muitas pessoas não sabem qual é o princípio de funcionamento desse padrão de conectividade.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Tecnologia bluetooth: como funciona

Everson Denis, professor do curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), explica que a tecnologia bluetooth de conectividade sem fio é dividida em 2 tipos. A rádio “Bluetooth Classic” é de baixa potência e transmite dados em 79 canais na banda de frequência industrial, científica e médica (ISM) não licenciada de 2,4 GHz.

A outra rádio, “Bluetooth Low Energy (LE)”, opera com energia muito baixa e transmite 40 canais na banda de frequência ISM não licenciada de 2,4 GHz. O especialista reforça que esse tipo de conexão é segura – até mesmo em relação a outras alternativas, como wi-fi.

“Mas, assim como qualquer tecnologia sem fio, ela apresenta vulnerabilidades, tais como Bluejacking, Bluebugging, Bluesnarfing, entre outros”, diz Denis. “Como o bluetooth opera em distâncias menores que as de wi-fi, por exemplo, isso dificulta a interceptação do sinal.”

Aumente a segurança usando bluetooth

Veja algumas de Denis para evitar problemas de segurança no bluetooth:

  • Não conecte seu dispositivo a equipamentos desconhecidos ou na presença de outro aparelho eletrônico habilitado para bluetooth;
  • Desative quando não estiver usando-o e desative os recursos de bloqueio inteligente no PC e no telefone;
  • Use dispositivos que tenham autenticação para emparelhar e altere o código do fabricante para um código PIN que só você conheça.

Como a tecnologia bluetooth opera em 2,4GHz, ela está sujeita a interferências com dispositivos operando na mesma frequência. Os principais exemplos são fornos de micro-ondas, equipamentos wi-fi, teclados e mouses sem fio.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;