Setecidades Titulo
Da Freguesia ao Município de São Bernardo
Ademir Médici
Do Diário do Grande ABC
20/08/2005 | 08:34
Compartilhar notícia


As origens do município de São Bernardo prendem-se à formação, em 1717, de uma fazenda dos monges beneditinos, cuja sede foi localizada na antiga Borda do Campo, entre o rio dos Meninos e o Caminho do Mar, a futura estrada do Vergueiro, e hoje, avenida Senador Vergueiro, no bairro de Rudge Ramos. Ali viveram índios e negros escravos, além dos religiosos.

Ao redor da fazenda São Bernardo surgiu um povoado que se desenvolveu ao longo do século XVIII, em terras particulares dos beneditinos e que se caracterizava como um bairro afastado de São Paulo.

O ponto aglutinador dos moradores locais era a capela de São Bernardo. No início do século XIX, estes moradores reivindicaram a criação daquela que seria a primeira paróquia do Grande ABC, como forma de garantir a presença permanente de um sacerdote no local. O pedido encontra eco mas tem oposição na Abadia de São Bento. Afinal, a fazenda era propriedade particular dos beneditinos.

A paróquia foi criada em 1812. Em seguida, apareceu a Freguesia de São Bernardo, outra conquista da população.

A primeira sede da freguesia foi provisória. A definitiva foi implantada junto ao rio dos Meninos e Caminho do Mar. Ali foi erguida também a igreja definitiva, que tem como padroeira Nossa Senhora da Boa Viagem.

Nascia a nona freguesia da cidade de São Paulo, a de São Bernardo, que vai se incorporar às da Sé, Cotia, Guarulhos, Juqueri (Mairiporã), Santo Amaro, do Ó, Penha de França e Santa Efigênia.

A Freguesia de São Bernardo, semente do Grande ABC, foi elevada à condição de município autônomo em 1889. Mudou o nome para Santo André em 1938 e a partir dos anos 40 do século XX o Município de São Bernardo foi desmembrado nas atuais sete cidades da região.

Versão e fato
Oficial - São Bernardo disputou com Santo André o direito de comemorar seu aniversário como se tivesse surgido em 8 de abril de 1553.

No verdadeiro "braço de ferro" travado em 1953 - ano do IV centenário da vila de Ramalho - o prefeito de São Bernardo, Lauro Gomes, agiu politicamente e abriu mão do 8 de abril. Escolheu o 20 de agosto, Dia de São Bernardo, padroeiro da cidade. E a data incorporou-se, oficialmente, aos festejos anuais da cidade, a partir de 1953.

Certo - O atual município de São Bernardo começou a ser formado em 1717. A freguesia é promovida a município em 1889, com abrangência sobre toda a região. Em 1938, seu nome é mudado para Santo André, com a sede sendo transferida para o Distrito do mesmo nome. E em 1944, a área do Município de Santo André é dividida em dois municípios: Santo André (abrangendo São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande) e São Bernardo do Campo (abrangendo os bairros do futuro distrito e município de Diadema).

O município de São Bernardo do Campo é instalado em 1º de janeiro de 1945. O apêndice "do Campo", alusivo à Vila de Santo André da Borda "do Campo", foi a forma escolhida para diferenciar o novo São Bernardo do antigo que, em 1938, virou Santo André. Tanto que toda documentação da primitiva Câmara Municipal de São Bernardo e da Prefeitura   permanece em Santo André, no acervo do Museu Municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;