Memória Titulo
E Paranapiacaba ganha o seu cemitério: era 1890...

Quando Santo André se prepara para celebrar o centenário do seu cemitério central mais antigo - o da Saudade, na Vila Assunção

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Quando Santo André se prepara para celebrar o centenário do seu cemitério central mais antigo - o da Saudade, na Vila Assunção - os olhos da Memória se voltam para o Cemitério Bom Jesus, em Paranapiacaba. Este é o mais antigo cemitério do Grande ABC dos que continuam em atividade. Existe pelo menos desde 1890.
A informação consta da matéria que reproduzimos hoje e que o Diário publicou no Dia de Finados de 1975. O jornal entrevistava o ex-vereador João Dias Carrasqueira Filho (1910-1997), chamado de subprefeito honorário de Paranapiacaba. Carrasqueira dizia: muitos dos restos mortais sepultados no cemitério local deviam ser de ingleses que construíram a Vila de Paranapiacaba e a estrada de ferro.
A reportagem constatava que vários jazigos em Paranapiacaba eram de pedra com data do século 19 e dizeres em italiano. Estavam desaparecendo, pela ação do tempo.

CENTENÁRIO
A solenidade comemorativa ao centenário do Cemitério da Saudade, em Vila Assunção, será domingo, a partir das 9h30. A programação é a seguinte:
1 - Abertura pela Banda Lira de Santo André, a mais antiga do Grande ABC e que no passado acompanhava os cortejos fúnebres executando números musicais adequados ao momento.
2 - Ato ecumênico. Participação de representantes da Igreja Católica, Maria Evani Souza de Moraes (Igreja Matriz); do Espiritismo, Rosangela Travençuolo (Centro Espírita Palmas da Paz); e igrejas evangélicas, pastor Laércio Elisiário (da Igreja Avivamento Bíblico do Jardim Alvorada).
3 - Palavras das autoridades.
4 - Homenagem a Geraldo Alves de Oliveira, antigo funcionário do Serviço Funerário, que se aposentou em maio.
5 - Concerto da Lira, sob a regência do maestro Claurício Cipriano.
6 - Apresentação do Coral do Grupo de Convivência da Terceira Idade Força Viva, sob a regência de Fábio Henrique Pereira da Silva e com a cantora, Maria Tereza Gonçalves.
O centenário será marcado com a abertura de uma exposição permanente de banners com fotos que contam a história do cemitério.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 17 de junho de 1979

Especial 1 - Colônia japonesa comemora o 71º aniversário da imigração. É a primeira reportagem assinada no Diário pela jornalista Maria Luiza Marcoccia.

Especial 2 - Apesar da poluição e do progresso, as festas juninas mantêm sua tradição. Reportagem de Ademir Medici.

Especial 3 - Moçambique, dança condenada a morrer. Reportagem de J. Henrique.

Especial 4 - Ex-chácara Pignatari está abandonada.

Anúncio 1 - Casas Bahia, sempre o melhor presente!

Anúncio 2 - Galluzzi Calçados inaugura novas instalações em Santo André.

Anúncio 3 - Diasa Santo André: 1959-1979. Vinte anos de bons serviços!

Anúncio 4 - Milagres de junho nas lojas Arapuã...

EM 18 DE JUNHO DE...

1969- Quirino Motta Júnior, ex-diretor da Câmara Municipal e da Prefeitura de Santo André, ganha o primeiro automóvel sorteado em concurso da geladeira Frigidaire, que era fabricada pela General Motors em São Caetano.

MUNICÍPIO PAULISTA

1928 - Fundação de Bastos. Como município, foi instalado em 1º de janeiro de 1945, juntamente com São Bernardo e uma outra série de novos municípios. É conhecida como a Capital do Ovo e pela sua colônia de japoneses.

HOJE

Dia do Químico e Dia do Imigrante Japonês.

SANTOS DO DIA

Amando de Bordéus, Gregório, Isabel da Alemanha e Marina.

Almanaque

Nascimento: Jaboticabal, 18 de junho de 1922.
Vereador (suplente): 1953 e 1955.
Partido: PDC
Falecimento: Santo André, 25 de fevereiro de 1997.

Na Câmara Municipal de Santo André deu ênfase às áreas de Saúde e Assistência Social. Veio para Santo André em 1948. Trabalhou durante 35 anos na Caixa Econômica Estadual. Formou-se em Direito pela Faculdade de São Bernardo.

Vera Cruz, Ano 60: 1949-2009

A propósito da Vera Cruz, não custa lembrar que Floradas na Serra, de 1954, tinha como protagonistas Cacilda Becker e Jardel Filho (Jardel Jercolis Filho), sendo um dos últimos filmes dos estúdios de São Bernardo na sua primeira fase, encerrada naquele ano.
Na segunda foto que você publicou em 15 de junho em Memória, a última pessoa que aparece em pé, à direita, não seria o Jardel Filho? Tem jeito de ser o próprio. Se não for Jardel, quem seria?
Hermano Pini Filho, de Campinas

NOTA DA COLUNA
Realmente, Hermano, olhando novamente a foto parece mesmo ser ele. Repetimos a foto, chamando a atenção dos caros leitores. Alguém duvida que o personagem em círculo não seja o grande ator brasileiro Jardel Filho?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;