Política Titulo Com plano de elevar recursos
França nomeia Martinha no alto escalão

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sto.André comandará Secretaria do Trabalho

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
12/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), formalizou a nomeação do sindicalista Cícero Martinha (SD), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, no comando da secretaria paulista de Emprego e Relações do Trabalho, conforme antecipado pelo Diário. A designação foi registrada ontem nos Atos Oficiais do Estado. Parte da ‘cota’ do Grande ABC no alto escalão de França, que assumiu o Palácio dos Bandeirantes na sexta-feira, Martinha vai substituir José Luiz Ribeiro (SD) na chefia da Pasta sob indicação do mandatário nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força.

Em visita recente à Câmara de Santo André, onde recebeu título de cidadão, França assegurou, em entrevista, que a região certamente teria representatividade no secretariado – não quantificou, no entanto, qual seria o espaço destinado. Com o acordo entre as lideranças políticas, Paulinho indicou Martinha ao cargo, já com influência da legenda. Há tratativas com o governador visando aumentar o Orçamento da secretaria. A estimativa reservada ao setor é de R$ 121,1 milhões para 2018. O pedido envolve encorpar a fatia de recursos, principalmente com a proposta de custear cursos profissionalizantes no Estado e alcançar maior visibilidade.

Martinha inicia oficialmente amanhã a atuação na Pasta, localizada em prédio da Rua Boa Vista, na região central. “Feita a nomeação, vamos conversar com o governador e equipe (da secretaria). Encaminhar as prioridades da área, que tem função intermediária. Usar nossa experiência para desenvolver ações que tratem da questão capital-trabalho”, disse o sindicalista, ao emendar que pretende empenhar investimento para aperfeiçoar o currículo. “Existe índice de 13% de desemprego e muitos (deles) carecem de motivação. O maior desafio é esse. Temos que fomentar a reinserção no mercado, oferecendo mais cursos, estímulo.”

Sobre o aspecto orçamentário, Martinha evitou adiantar detalhes. “Não sabemos como está em termos econômicos”, justificou, relembrando período em que foi secretário do Trabalho no governo Carlos Grana (PT, 2013-2016), em Santo André. Falou que eventual incremento “é sonho de qualquer secretário”. “São demandas de todas as Pastas. Claro que, se acontecer um up, ficaríamos muito satisfeitos, mas sabemos que não é tão simples.”

A última representação do Grande ABC no primeiro escalão estadual havia sido com José Auricchio Júnior (então no PTB e hoje no PSDB), atual prefeito de São Caetano, que geriu a Secretaria de Esportes no governo anterior de Geraldo Alckmin (PSDB).

França tem feito gradualmente as mudanças. Para a Pasta de Planejamento, ele nomeou Mauricio Juvenal, seu ex-assessor, que entrou no lugar de Marcos Monteiro, deslocado para Desenvolvimento Econômico, setor até então liderado por França. Clóvis Vasconcellos foi para a subsecretaria de Comunicação.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;