Diarinho Titulo Disney Channel
Mortos-vivos e humanos se encontram em Zombies

Novo telefilme do Disney Channel revela versão juvenil, divertida e dançante dos 'monstros'

Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
08/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Outro ano letivo está prestes a começar na pequena cidade de Seabrook. Estudantes preparam-se para voltar a dividir sala com colegas, reencontrar os professores e dar novo passo na vida acadêmica, sem contar que parte dos jovens está ainda mais empolgada com a chegada do último ano do colégio. A temporada será realmente especial, principalmente com a escola tornando-se ponto em comum entre humanos e zumbis.

Sim, é isso mesmo. Seres que, tecnicamente, estão mortos, continuam vivos e querem se divertir como qualquer adolescente comum. Mas não são aqueles monstros horríveis vistos no cinema e na TV que apavoram quem está em seu caminho. A nova versão dessas criaturas é bem parecida com pessoas ‘normais’, a não ser os cabelos verdes, a pela sem cor e as roupas especiais fornecidas pelo governo que são obrigados a vestir.

Esse encontro juvenil de mundos distintos é a base de Zombies, novo telefilme produzido pelos estúdios Disney seguindo a linha do sucesso da franquia Descendentes – cuja terceira parte estreia no ano que vem. A atração dublada será apresentada pela primeira vez ao público brasileiro hoje à noite, às 20h30, no Disney Channel. Sua estreia original, nos Estados Unidos, ocorreu em fevereiro, atingindo cerca de 2,57 milhões de espectadores na noite inaugural.

O protagonista da atração é jovem zumbi Zed. Ele faz parte de geração moderna de zumbis que, após 50 anos do acidente nuclear que originou as criaturas, irá estudar lado a lado com humanos. Um dos diferenciais de seus colegas é que possuem pulseira especial que faz com que não queiram comer cérebros, mas os adolescentes do outro lado do muro do local onde vivem ainda possuem muito preconceito em relação aos novos estudantes.

Parte das barreiras em relação às diferenças pode ser quebrada com a ajuda de Addison, garota que estranha as mudanças no começo e se mostra favorável à diversidade na Seabrook High School. O possível relacionamento com Zed agita as coisas, assim como os diversos momentos musicais e dançantes da produção.

A ideia da Disney em colocar mortos-vivos em seu universo não é nova. Na verdade, o Disney Channel dos Estados Unidos desenvolveu seriado mesclando zumbis e líderes de torcida no início dos anos 2010, mas o projeto foi deixado de lado antes mesmo da estreia. O conceito voltou a ser discutido e é inspiração para Zombies, agora no formato de filme para a TV.

Criaturas aparecem em diversas mídias

No time de grandes monstros criados pela imaginação do ser humano, os zumbis deram seus primeiros passos na literatura. A disseminação das histórias com a figura começou em 1929, no livro A Ilha da Magia, do escritor norte-americano William Seabrook (1884-1945), no qual o autor relata fatos estranhos ocorridos na então misteriosa ilha do Haiti, na região do Caribe, com pessoas passando por ritual e seres retornando do mundo dos mortos.

Após o início na literatura, eles ganharam espaço no cinema na década de 1930, no longa-metragem Zumbi Branco (quando eles ainda pareciam um pouco com os vampiros). Não faltam filmes estrelados pelos monstros, sendo a maioria de terror, mas com espaço para produções de ação e alguns com temática romântica, caso de Meu Namorado é um Zumbi (2013). Entre os desenhos animados, aparecem na jornada de Norman e seu contato com o universo sobrenatural em ParaNorman (2012) e estrelam A Noiva-Cadáver (2005), quando Victor se casa acidentalmente e vai conhecer a inusitada Terra dos Mortos.

A cara feia, o jeito estranho de andar e a insistência em continuarem vivos fazem com que os zumbis sejam explorados com frequência nos videogames. Franquias populares como Resident Evil e Mortal Kombat, por exemplo, contam com o personagem em sua jornada voltada para o público adulto e com história mais sanguinária.

Também conquistaram espaço na TV com seriados que abordam o tema, incluindo o popular The Walking Dead, baseado em história em quadrinhos do mesmo nome – o programa não é nada infantil, sendo recomendado para maiores de 16 anos. Com tom de comédia, iZombie mostra como uma médica começa a demonstrar vontade de comer cérebros. A estreia de Zombies abre o leque dos monstros para que as crianças possam conhecê-los de forma mais divertida.

PLANTS VS. ZOMBIES.Quando exército de mortos-vivos está pronto para atacar seu território, pode ser que a melhor defesa seja o poder das plantas. Essa é a ideia por trás da série de jogos espalhada por diversas plataformas, de smartphones a consoles. Cada vegetal conta com características especicias e é preciso montar estratégia para evitar que os vilões invadam o espaço limite. Detalhe para a existência de zumbis temáticos, como egípcios, piratas e caubóis. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;