Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que existem pessoas com olhos puxados?
Tauana Marin
Diário do Grande ABC
08/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Ter os olhos puxados significa ter espaço menor entre a pálpebra superior e a inferior. Esse tipo de característica é muito comum entre povos que vivem no continente asiático, casos de chineses e coreanos. De acordo com a evolução humana, esse formato de rosto surgiu há mais de 100 mil anos como forma de proteção do corpo. As regiões onde essas sociedades habitavam eram mais frias e lidavam com a grande luminosidade provocada pelo reflexo do Sol na neve – a chamada radiação ultravioleta. Essa radiação causa envelhecimento precoce do olho, cegueira, catarata, doença na retina (membrana no fundo dos olhos responsável pela visão), entre outras disfunções. Por essa razão, o corpo se modificou como um sinal de proteção e defesa.

Essa é a teoria científica mais aceita na atualidade. Por questão prática, os povos foram adaptados e sobreviveram melhor que os demais, garantindo o êxito atual. Portanto, o formato dos olhos é proveniente da ação da seleção natural, que consiste em privilegiar indivíduos mais adaptados a certa condição ecológica. Isso aumenta a probabilidade de determinado indivíduo sobreviver e deixar descendentes em ambiente específico.

Em milhares de anos de evolução, o olho puxado se tornou espécie de ‘marca’ para os povos orientais. Apesar de tudo, a questão é estética, com o globo ocular de qualquer grupo étnico no mundo tendo tamanhos semelhantes, mas com formato exterior diferente.

A característica dos olhos puxados passa de geração a geração, assim como várias outros traços das várias etnias. Cada detalhe do corpo humano fica ‘anotado’ no DNA, o código genético. É com essas informações que a imagem física das pessoas é construída. Mesmo quem não nasceu no meio de povos orientais pode apresentar o estilo, principalmente quem faz parte de famílias com origem na parte oriental do planeta. O Brasil, por exemplo, é o País que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de brasileiros com ascendência vinda do outro lado do mundo.

Não custa lembrar que, mesmo com a fenda palpebral mais fechada, pessoas que possuem olhos puxados não contam com problemas de visão e enxergam normalmente

Pergunta de Ana Paula Alexandre de Sena, 13 anos, de São Bernardo.

Consultoria de José Francisco da Silva Franco, médico geneticista do Sabará Hospital Infantil, de São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;