Setecidades Titulo Santo André
Obras de urbanização do Jd.Santa Cristina terão início em julho

Após cinco anos de espera, famílias do Jardim Santa Cristina, em Santo André, finalmente poderão comemorar o início das obras de urbanização

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
06/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz


 Após cinco anos de espera, famílias do Jardim Santa Cristina, em Santo André, finalmente poderão comemorar o início das obras de urbanização do núcleo. De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária do município, Fernando Marangoni (DEM), as intervenções de melhorias da área periférica da cidade devem ser iniciadas em julho, após fim de licitação para escolha da empresa responsável.

Anunciada em 2013, a urbanização do Jardim Santa Cristina beneficiará cerca de 3.400 famílias do núcleo. Serão três etapas de obras que, juntas, contarão com aporte financeiro de R$ 85,6 milhões proveniente do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2.

A primeira fase de obras, aprovada pelo governo federal no fim do ano passado, irá abranger 610 famílias que residem em área de risco situada no perímetro compreendido entre a Rua André Magini e a Avenida Maurício de Medeiros.
 

Orçada em R$ 20 milhões, esta etapa consiste na pavimentação de vias, além da canalização de córrego, redes de drenagem pluvial, água e esgoto sanitário, assim como intervenção nas áreas de risco com obras de estabilização geotécnica, além de construção de moradias no bairro. Para execução dos trabalhos está prevista a remoção de 304 famílias de áreas de risco.

“As obras irão abranger toda a infraestrutura do bairro. Desde novas moradias até recapeamento de vias. No momento, estamos em fase da seleção da empresa que fará este serviço. O processo licitatório deve ser concluído ainda neste mês e as obras, iniciadas no segundo semestre”, explica Marangoni.


A expectativa da administração municipal é a de que os trabalhos nos núcleos André Magini e Maurício de Medeiros, ambos no Jardim Santa Cristina, sejam concluídos num prazo de até 36 meses.

Ainda no aguardo de aval da União para início de licitação, as demais etapas do projeto devem avançar nos próximos meses. “Estamos em contato junto à União para ter aprovação destas etapas”, afirma Marangoni.

Na segunda fase do projeto estão previstas melhorias de infraestrutura para 2.572 famílias do Jardim Santa Cristina. Nesta etapa, 1.026 moradias serão removidas de áreas de riscos.

Por fim, na última fase serão 231 famílias contempladas, sendo que três serão removidas de suas moradias.

Segundo o projeto aprovado pelo governo federal, 1.820 moradias populares serão construídos pelo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, para contemplar famílias removidas do Jardim Santa Cristina.

Famílias dizem que intervenções trarão dignidade para a comunidade


Uma vida com mais dignidade. Para moradores do Jardim Santa Cristina, em Santo André, este é o sentimento que a urbanização do bairro deverá trazer para famílias quando as obras forem iniciadas.

“Vivo aqui há 40 anos e sempre ouvi promessas a respeito das obras. Se de fato elas forem executadas, pela primeira vez me sentirei aliviada. Só quem mora aqui sabe o sacrifício que enfrentamos todos os dias. Nosso desejo é só que as obras nos tragam dignidade”, afirma a auxiliar de limpeza Celina Rodrigues, 61 anos.

Após enfrentar diversas enchentes na área, a dona de casa Gisele Dalante Prates, 33, diz aguardar com ansiedade a execução dos trabalhos. “Não aguento mais perder móveis quando a água do córrego entra em casa. Meus filhos sempre ficam doentes. Se pelo menos canalizarem o rio já será uma vitória para todos nós.”

O sentimento é o mesmo da auxiliar de serviços gerais Maria Aparecida José, 51. “Queremos somente o básico. Um bairro com infraestrutura para morarmos em paz.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;