Política Titulo São Bernardo
Mudança em estatuto reacende bancada do PT

Criticados por inércia, vereadores petistas questionam alteração em lei que rege funcionalismo

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
22/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Um projeto de lei que altera o estatuto dos funcionários públicos de São Bernardo causou discussões na sessão de ontem na Câmara e, depois de algum tempo de inércia, a oposição ao governo do prefeito Orlando Morando (PSDB) mostrou alguma forma de reação.

Acusada de ser passiva nos últimos meses, a bancada do PT, formada pelos vereadores Ana Nice, Joilson Santos, José Luís Ferrarezi, Tião Mateus e Toninho da Lanchonete, votou contra o projeto e tentou manobrar para adiar a apreciação da matéria.

Na visão dos parlamentares petistas, a medida possivelmente retira direitos dos servidores municipais e deveria ter sido debatida com o Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) previamente.

A medida, no entanto, acabou sendo aprovada por 18 votos contra cinco e passa a exigir novo estágio probatório (período de três meses de avaliação) para funcionários públicos que mudarem de cargos efetivos na administração, por meio de concurso público.

Além disso, o texto enviado pelo Paço retira a possibilidade de o servidor desistir de usar a licença-prêmio no cálculo do tempo de serviço. Ou seja, o funcionário não poderá mais desistir do benefício para que seja contado em dobro no momento da aposentadoria, como previa o estatuto.

O líder de governo, Ramon Ramos (PDT), defendeu a proposta e rebateu as críticas da oposição. “Para mim não muda nada de muito profundo. A reclamação surgiu porque eles acham que tudo tem que ser discutido com o sindicato. Mas na época do Luiz Marinho (ex-prefeito, PT) a gestão fugia do Sindserv”, atacou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;