Setecidades Titulo Força-tarefa
‘Dia D’ na região é marcado por tranquilidade

Não foram registradas grandes filas nas 130 UBSs abertas; trabalho de imunização segue hoje em São Bernardo

Vinícius Castelli
04/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 As 130 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) das sete cidades da região abriram ontem suas portas, das 8h às 17h, para o ‘Dia D’ de vacinação contra a febre amarela. Mas, apesar dos esforços para chamar as pessoas, algumas unidades de Saúde estavam bastante tranquilas na tarde de ontem, como a da Vila Linda, em Santo André.

O município registrou 12.860 pessoas vacinadas ontem. Durante seu primeiro ‘Dia D’, em 27 de janeiro, haviam sido 26.204. Fora da campanha, ou seja, antes do dia 25 de janeiro, a região já tinha imunizado 5.093 pessoas neste ano. A cidade recebeu, até o momento, três lotes com 800 mil doses.

Os munícipes que ainda não participaram e não têm a possibilidade de se dirigir a uma UBS durante a semana, terão a chance de receber a vacina em 17 de fevereiro. Além disso, é possível se imunizar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em algumas UBSs do município.

Na cidade vizinha, em São Bernardo, a tranquilidade também se fez presente. As 34 UBSs imunizaram 18.645 pessoas, sendo que as mais procuradas foram as de Vila São Pedro e Taboão. Maria de Lourdes Nascimento, 56 anos, foi até a do Parque São Bernardo, mas saiu de lá sem a vacina. “Tomei um remédio para a coluna que tem corticoide e disseram para retornar em 15 dias para evitar complicações”, explicou.

Marcia Aparecida Felix, 47, foi à unidade acompanhada do filho Kaio, 11, e ambos se vacinaram. Ela diz que trabalha em São Paulo, perto do zoológico, em área de mata, e não quis correr riscos. “A médica do meu filho disse que era melhor tomar”. O garoto garante que a picada da injeção não dói. “Estou preocupado, pois falam que acontece muita coisa (efeitos colaterais) com quem toma a vacina, mas não tem outro jeito”, disse a criança.

Na UBS Jardim Farina, também em São Bernardo, houve algum movimento logo após o almoço. Durante o resto da tarde, foi tranquilo. Por volta das 16h, cerca de 14 pessoas, entre adultos e crianças, estava na unidade para tomar a vacina.

Sergio Bueno, 29, compareceu acompanhado do filho Gustavo, 7. Ambos saíram imunizados. “Viajo muito, pois trabalho com caminhão. Então não tinha jeito. Mas já estava bem informado, então vim tranquilo”. O filho ficou aliviado porque “a picada é rápida”.

Em São Bernardo, os postos abrem hoje, das 8h às 17h, mas apenas para a aplicação de doses contra a doença. Na cidade, a partir de amanhã, as doses passarão a ser disponibilizadas também em 102 Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica), das 9h às 16h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;