Memória Titulo
Aos 101 anos, ele mostra como São Caetano mudou

Giuseppe Michele Ângelo D’Agostinho, ou simplesmente José de Agostinho, completa 101 anos hoje na cidade que escolheu para viver...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Giuseppe Michele Ângelo D'Agostinho, ou simplesmente José de Agostinho, completa 101 anos hoje na cidade que escolheu para viver: São Caetano. Sua história foi contada há um ano pela coluna Memória. Hoje recorremos a dois familiares: Izidoro Herrador, um de seus genros, e Yolanda Apparecida, uma de suas filhas. Eles nos fornecem imagens e informações guardadas pela família que ajudam a entender o desenvolvimento urbano de São Caetano.

São quatro situações:

1 - A casa de José Agostinho e dona Rita na Rua Tenente Antonio João. Era 1985. A rua estava calçada e urbanizada, diferentemente de alguns anos antes.

2 - Em 1958, a mesma Rua Olinda possuía apenas guias e sarjetas. Faltava o calçamento e obras de infraestrutura como redes de água e esgoto.

3 - Década de 1950. Cerâmica. O bairro, era marcado por espaços como o brejão da Rua Casemiro de Abreu, no fim da Rua Olinda. Dali era possível avistar, no alto, a igreja da Candelária. O riacho que cortava a paisagem havia acabado de ser canalizado. O riacho ainda existe, engolido pelo progresso. Nasce na Rua Amazonas e deságua no Ribeirão dos Meninos. Antes da canalização, a família Santi extraía caulim no local.

4 - Também nos anos 1950 o campo de futebol do Tamoio ficava na Rua Nossa Senhora de Fátima. Os novos loteamentos estavam por vir.

LINHA DO TEMPO

8/3/1908 - José de Agostinho nasce na Fazenda Nova Java, em Rio das Pedras (SP).

1927 - Casa-se com Rita Apparecida. No dia seguinte, o casal muda-se para São Paulo. José arranja emprego na CMTC e trabalha como motorneiro durante 31 anos.

8/3/2008 - Comemoração do centenário.

Domingo, 8 de março de 1959 - Nº 44

Manchete - PTB discute um nome do ABC para delegado do Iapi

 DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 8 de março de 1979

Manchete - Com ameaça de greve, metalúrgicos negociam

Santo André - Estação ferroviária será entregue em 12 de março. O projeto de preservação das antigas instalações da estação, iniciado pelo prefeito Pezzolo, foi abandonado pelo prefeito Grillo.

Frase - "A Prefeitura está preocupada com o futuro e não com o passado" (prefeito Lincoln Grillo, ao justificar o arquivamento do projeto de preservação da antiga estação ferroviária).

Frase 2 - "A antiga estação pode ser considerada como um dos únicos marcos que restavam da história de Santo André. É uma perda de real valia" (Octaviano Gaiarsa, historiador).

EM 8 DE MARÇO DE...

1969 - Volkswagen Clube, de São Bernardo, retorna à Segunda Divisão de Profissionais do futebol paulista.

 MUNICÍPIOS PAULISTAS

Hoje é o aniversário de Tietê e Limeira.

HOJE

 Dia Internacional da Mulher e Dia Internacional da Cor.

 SANTOS DO DIA

Herênia, Filêmon e João de Deus, considerado o Padroeiro dos Alienistas e Tecelões.

CRÔNICA DO GUIDO

Texto: Guido Fidelis.

É preciso colher as mais belas flores do jardim da primavera para homenagear a mulher na semana que lhe é tributada. Origem da vida, deusa do amor, é a esperança de um novo tempo, de harmonia, entendimento, paz e encantamento.

Mulher é luz, calor, poesia, beleza. Na sua essência residem sentimentos divinos, inteligência suprema para agir em todos os momentos, confortar e alegrar. À mulher, guerreira indomável, todo o nosso afeto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;