Internacional Titulo
Seita ortodoxa espera Apocalipse em abrigo subterrâneo de Moscou
Da AFP
19/11/2007 | 12:14
Compartilhar notícia


Temendo o Apocalipse, previsto para maio de 2008, 30 adeptos de uma seita ortodoxa, que mantêm entre eles quatro crianças, estão entrincheirados num abrigo subterrâneo, ameaçando fazer-se explodir se as autoridades tentarem tirá-los de lá.

"Dizem que tudo é diabólico no mundo. Que a globalização é diabólica e prevêem a chegada do Anticristo", explica o padre Alexei, que veio rezar no local perto da cidade de Nikolskoie na região de Pienza (sudeste de Moscou).

"Lamento por eles, por terem se aprisionado por um sonho que não existe", acrescenta.

O grupo ameaça explodir tudo com botijões de gás se as forças da ordem tentarem retirá-los de seu abrigo, instalado no fundo de um barranco, onde acreditam piamente que estão protegidos do fim do mundo.

Condições- O local, onde estão há quase duas semanas, está coberto de neve e varrido por muito vento. A polícia proíbe o acesso dos curiosos.

A temperatura oscila entre -5° e -10°, e religiosos locais organizam missas numa grande tenda perto, pela salvação da seita.

Apesar do frio, os adeptos rejeitam os apelos feitos por autoridades civis e religiosas, anunciando que representam a "verdadeira" Igreja ortodoxa. Os pedidos para que deixem as crianças sair não surtiram efeito.

Sem perigo- Segundo os moradores de Nikolskoie, o guru da seita, Piotr Kouznetsov, apelidado de Petia, é um rapaz sério, vindo de uma família piedosa - sua mãe cantava nas cerimônias fúnebres - e chegou a estudar engenharia.

"Petia passou por uma lavagem cerebral... Mas eles não perturbam ninguém", conta Liouda, uma camponesa.

Segundo os moradores, os adeptos da seita viviam em paz em Nikolskoie há vários meses, andando pela cidade em grandes roupas pretas, rejeitando o conforto moderno da eletricidade e do telefone.

De acordo com as autoridades russas, eles calcularam a chegada do Apocalipse estudando as estrelas.

"Algumas de suas idéias se parecem às da antiglobalização no Ocidente. É uma rejeição à civilização", afirma Iouri, vizinho da tia de Piotr Kouznetsov, na aldeia vizinha de Bekovo.

As seitas se multiplicaram na Rússia desde a queda da União Soviética em 1991, contribuindo para uma grande confusão ideológica e econômica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;