Internacional Titulo
Desempregado sobrevive com moedas da Fontana di Trevi
Do Diário OnLine
30/07/2002 | 13:48
Compartilhar notícia


Um homem que mora nas ruas de Roma sobrevive com as moedas que recolhe de um dos cartões-postais da cidade, a Fontana di Trevi. Desde 1968, Roberto Cercelletta se aproveita da tradição, que manda que visitantes joguem uma moeda na fonte e façam um pedido.

Diariamente, Cercelletta mergulha na fonte para recolher dinheiro, que é dividido com outros moradores de rua. Oficialmente, as moedas que são recolhidas na fonte são enviadas a instituições de caridade. Segundo a prefeitura, tais entidades deixam de perder mensalmente R$ 36 mil com atitudes semelhantes às de Cercelletta.

No entanto, apesar dos cálculos da prefeitura, o morador de rua afirmou ao jornal italiano Corriere della Sera que sua renda não é tão alta e que o que consegue é dividido com outros moradores de rua. "Eu consigo cerca de R$ 600 por dia, e não o que eles dizem", disse.

Em 1994, a mais alta corte de Justiça na Itália determinou que recolher moedas na Fontana di Trevi não era mais ilegal do que jogá-las em suas águas. Assim, a única coisa que Cercelletta realmente faz de errado é mergulhar na fonte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;