Política Titulo Suplente
Suplente, José Augusto espera acordo para voltar a ser vereador

Após longa carreira política, tucano aguarda definição de governistas para assumir mandato na Câmara de Diadema

Por Junior Carvalho
13/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Ex-prefeito de Diadema, ex-deputado federal e estadual e ex-vereador, José Augusto da Silva Ramos (PSDB) espera definição da base do governo do prefeito Lauro Michels (PV) para voltar à vereança. O tucano foi derrotado na disputa por cadeira na Câmara na eleição de 2016 e depende da ascensão de um parlamentar da coligação entre PSDB e PV ao Paço para assumir cadeira – é o primeiro suplente.

Os trabalhos na Câmara iniciaram no dia 2 e o governo Lauro ainda não conseguiu convencer aliados de aceitarem vaga no primeiro escalão para garantir mandato ao tucano. Atualmente, Zé Augusto, que chegou a anunciar aposentadoria política e que passou por quase todos os cargos na vida pública, voltou a atuar no concursado no governo do Estado. Médico, o ex-parlamentar trabalha na Secretaria Estadual de Saúde. “É uma questão difícil, não é fácil (convencer aliados a assumirem secretarias). Dois vereadores que poderiam assumir seriam do PV. Então, vamos aguardar os fatos. Não estou preocupado (em não voltar à Câmara) e não tenho problema em continuar a trabalhar como médico”, salientou o tucano.

Ao Diário, Lauro reafirmou compromisso em buscar garantir mandato ao aliado, mas guia a movimentação a passos lentos. “O PSDB está com uma secretaria (Atevaldo Leitão chefia Segurança Alimentar), foram parceiros (na eleição), o (ex-vereador) Zé (Dourado) é meu assessor especial. A gente atendeu algumas figuras importantes do partido. Tudo conversado com ele (José Augusto)”, frisou o prefeito.

Além da derrota do tucano – teve 2.420 votos –, o saldo eleitoral do tucanato em Diadema reduziu a já desgastada força política da legenda na cidade, a ponto de a cúpula do PSDB paulista decidir pela intervenção no diretório. A avaliação da nata tucana é que o partido saiu fragilizado ao não lançar candidato próprio ao Paço, não eleger sequer um vereador para a atual legislatura e abrir mão de indicar o candidato a vice-prefeito na chapa de Lauro. Internamente, o filho de Dourado, Fágner Dourado, o Nego, é cotado para assumir o diretório.

A gestão Lauro aposta na ida de Talabi Fahel (PV) para o Executivo. Nos bastidores, o argumento de integrantes do governo é que, entre os verdes, Talabi é o que está a mais tempo no Legislativo – exerce o terceiro mandato consecutivo. O parlamentar, entretanto, resiste em aceitar qualquer oferta. O Diário </CF>apurou, inclusive, que recentemente teve desentendimentos com o próprio prefeito, complicando ainda mais a negociação.

HISTÓRICO
José Augusto foi prefeito de Diadema pelo PT entre 1989 e 1992; deputado federal também pelo petismo (1995-1998) e estadual pelo PPS e PSDB (1999-2002 e 2007-2010). De 2005 a 2006, foi subprefeito da Capela do Socorro, na Capital, na gestão José Serra (PSDB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;