Política Titulo
Vice de São Bernardo vive a expectativa de assumir como prefeito
Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
03/07/2005 | 07:22
Compartilhar notícia


Simplesmente vice. Sem nenhuma função no governo que lhe dê poder de decisão ou autonomia administrativa, o vice-prefeito José Roberto de Melo (PSDB) assumiu a postura de apenas viver na expectativa de assumir o comando da Prefeitura de São Bernardo nas brechas deixadas pelo titular, William Dib (PSB). “Ser vice não é cargo, é expectativa de cargo”, afirma o tucano, que garante não viver à sombra do prefeito William Dib (PSB). “Estamos ombro a ombro. Ele não faz isso, que a gente seja a sombra dele. Ele quer que a gente caminhe junto”, ressalta o vice-prefeito.

A permanência de Melo apenas como vice foi uma decisão política do grupo liderado por Dib. Foi a forma encontrada para acomodar os aliados nos demais cargos de primeiro e segundo escalões no governo. Mas o vice garante que a situação não o incomoda. “Me sinto tão útil como se tivesse algum cargo. Somos um grupo, então, temos de ver o que é importante para o grupo. Não tenho nenhum projeto pessoal”, afirma Melo, que a partir do dia 11 assumirá a Prefeitura pela primeira vez durante 15 dias, para que o Dib saia de férias.

As atribuições de Melo como vice se restringem em apenas representar o prefeito em eventos e dar atendimento ao público. “Atendo muita gente, e, quando possível, encaminho as reivindicações”, diz o vice, que trabalha em uma pequena sala no térreo do Paço Municipal, mas, em breve, vai se transferir para o 17º andar, que está em reforma. “Vou ficar mais próximo do prefeito”, brinca Melo, ao se referir à sala de Dib, que fica no 18º andar.

Entrosamento – Mas é o entrosamento e a extrema confiança entre vice e prefeito os fatores destacados por ele na relação com o titular. Apesar de pertencerem a partidos diferentes – Melo é do PSDB e Dib, do PSB –, o vice garante que não há divergências político-partidárias quando o assunto é o interesse público. “A questão partidária é um fator secundário em função da nossa amizade, do entendimento, da confiança e do respeito que existe entre nós”, argumenta.

José Roberto de Melo está na vida pública há mais de 20 anos. Pertencia à comunidade eclesial de base e disputou sua primeira eleição para vereador em 1988, pelo PT, partido que hoje não reconhece mais. “Quando entrei no PT não foi simplesmente para disputar uma eleição e ser eleito, mas por acreditar na filosofia do partido. Hoje vejo com tristeza o PT envolvido em tantas denúncias de corrupção”, comenta. Foram mais três disputas vitoriosas para a Câmara de São Bernardo, já em legendas diferentes, e em 2001 preferiu assumir a Secretaria de Governo do segundo mandato do então prefeito Maurício Soares.

A experiência política e o fato de pertencer ao PSDB foram fundamentais para a escolha de seu nome como vice na chapa de William Dib. “Foi um dos últimos nomes a ser discutido. Não esperava que isso pudesse acontecer porque tinha outros candidatos fortes”, afirma Melo.

Apesar da carreira política estar em ascensão, Melo prefere não comentar seu futuro político. “Pretensões políticas é claro que a gente tem, mas meu perfil é nunca brigar por nada. Se for plano de Deus, vai acabar acontecendo”, finaliza o vice-prefeito de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;