Memória Titulo Eleições
Eleições e a festa democrática
Por Ademir Medici
02/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Domingo de eleições, livres, diretas, democráticas, em todos os municípios brasileiros, incluindo-se as capitais. Mas nem sempre foi assim.

Há 100 anos – e a nossa referência é o ano de 1916 – as eleições sucediam-se, muitas vezes para eleger, teoricamente nas urnas, o sucessor de um político falecido, por exemplo. Mas se falava sempre em artimanhas como o voto de cabresto, numa primeira República que tinha muito ainda a caminhar.

Um bom avanço foi a lei estadual número 1.501, sancionada pelo Legislativo em 30 de setembro de 1916 e promulgada, dias depois, pelo presidente do Estado de São Paulo, Altino Arantes.

Esta lei estabelecia a eleição do prefeito da Capital pelo voto direto. Cada eleitor votaria com duas cédulas, uma para vereador, outra para prefeito. Os eleitos cumpririam mandato de três anos.

São Paulo, Capital, possuía 16 vereadores há 100 anos.

 

GRANDE ABC

Ao longo de toda a República Velha, desde 1892 quando se realizaram as primeiras eleições municipais no então município de São Bernardo, os vereadores eram eleitos, pelo voto de um eleitorado restrito, masculino, formado pela elite, para um mandato de três anos.

Eram cinco vereadores por estas bandas a cada legislatura. Entre eles elegia-se o prefeito para aquele mandato. Ou seja: eleição indireta. O prefeito podia ser reeleito quantas vezes entendessem seus pares. Isso explica a quase perpetuação no poder do prefeito Saladino Cardoso Franco.

Prefeito Saladino governou todo o Grande ABC entre 1914 e 1930. A cada três anos ele era eleito vereador, sendo guindado à chefia do Executivo pelos vereadores. Todos caíram com a Revolução de 1930, quando os Legislativos foram fechados. Passam a ser nomeados os prefeitos e governadores de Estado pelo poder dominante de Getúlio Vargas. Tempo dos interventores estaduais e municipais.

 

VOTO LIVRE

A partir de 1947, e até hoje, prefeitos e vereadores do Grande ABC têm sido eleitos diretamente, sucedendo-se o desmembramento do antigo município de São Bernardo, depois Santo André, nas atuais sete cidades.

Neste período, houve momentos em que a Capital, São Paulo, voltou a ter prefeitos nomeados. Idem as chamadas áreas de Segurança nacional, como a cidade de Santos. No Grande ABC chegou-se a ventilar a sua transformação também em área de Segurança nacional, durante o regime militar, o que na prática não ocorreu.

Como outros municípios, o Grande ABC também viveu, por duas vezes, a não tão democrática prorrogação de mandatos dos seus governantes: eleitos para quatro anos, prefeitos e vereadores ganharam dois anos de lambuja. Entre eles, nomes que chegaram a dizer que não aceitariam a prorrogação. Na hora ‘H’ ninguém desistiu.

As duas exceções atingiram todo o País. Mas o certo é que as eleições municipais vêm sendo realizadas, sucessivamente, há quase 70 anos por aqui. Que a prática tenha prosseguimento, dentro da chamada ‘festa democrática’, como gostam de falar os políticos.

 

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 2 de outubro de 1986 – ano 29, edição 6253

Manchete – Governo facilitará importação de produtos

Grande ABC – O lixo de São Bernardo está sendo depositado em aterro sanitário localizado no Sertãozinho, em Mauá.

Mauá – Servidores da Secretaria de Serviços Urbanos paralisam atividades por melhores condições de trabalho.

Música – Raíces de America faz pré-estreia no Teatro Municipal de Santo André com a ópera popular A Lenda da Noite.

Polícia – Beto, o matador de mulheres, depõe no Distrito Policial de Riacho Grande. E confessa: ia continuar matando mulheres caso não fosse preso.

 

News Seller há 50 anos

Domingo, 2 de outubro de 1966 – ano 9, nº 439

Obras Sacras – Começam as obras de decoração da Igreja Matriz de Santo André, no alto da Vila Assunção.

Irmãos Bastiglia – Fernando e Enrico – trabalham em dois afrescos da nave principal, a Santa Ceia e o Calvário.

Os serviços de pintura lisa estão a cargo dos irmãos Andrijic.

 

Santos do Dia
Anjos da Guarda

Custódio

Domingos Spadafora

Leodegário

 

Hoje
Dia do Repórter-Fotográfico

Dia do Prefeito

Dia do Notário (escrivão público)

 

Em 2 de outubro de …
1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: os progressos russos na zona de Lemberg.

1976 – Choque de duas locomotivas, entre Campo Grande e Paranapiacaba, interrompe o tráfego de trens entre o Grande ABC e a Baixada Santista. Um ajudante e um maquinista ficam feridos.

 

Municípios Brasileiros
Celebraram seus aniversários ontem, 1º de outubro:

Na Paraíba, Brejo da Cruz

Em Goiás, Campos Belos, Ouro Verde de Goiás e Taquaral de Goiás.

Em Pernambuco, Carnaubeira da Penha, Dormentes, Jucati, Lagoa do Carro, Quixaba, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Vertente do Lério e Xexéu.

Em Tocantins, Couto Magalhães, Formoso do Araguaia e São Sebastião do Tocantins

Em Santa Catarina, Guaraciaba

No Piauí, Juazeiro do Piauí.

No Maranhão, Magalhães de Almeida.

Em Alagoas, São Brás.

 

Celebram seus aniversários neste dia 2 de outubro:

Em Goiás, Aragarças.

No Mato Grosso do Sul, Bonito.

Em Minas Gerais, Campanha.

Em Pernambuco, Canhotinho

No Rio Grande do Norte, Macau e Serrinha.

No Pará, Óbidos.

Fonte: IBGE

Municípios Paulistas
Hoje é o aniversário de Cruzeiro. Recebeu este nome em 2 de outubro de 1901, mas foi elevado a município em 1871, quando se separa de Lorena com o nome Conceição do Cruzeiro.

 

Capital Brasileira
Hoje é o aniversário de Porto Velho, em Rondônia




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;