Cultura & Lazer Titulo
Santo André abre Corredor Cultural na quinta
Mauro Fernando
Especial para o Diário
17/05/2000 | 06:56
Compartilhar notícia


  Muitas e diversificadas manifestaçoes culturais - artes plásticas, circo, dança, fotografia, música, teatro etc. - em Santo André a partir das 17h de quinta. É isso o que promete a inauguraçao do Corredor Cultural, que consiste na oferta de uma programaçao constante e gratuita nos espaços culturais da área central.

Integrante do Projeto Centro com Vida, o Corredor Cultural faz parte da estratégia da Prefeitura andreense de valorizaçao da regiao. Vários locais, desde o Teatro Municipal até o Museu de Santo André, passando pelas Casas da Palavra e do Olhar e pelo Cine-Teatro Carlos Gomes, entre outros, formam o circuito. Os principais eventos marcados para quinta sao 2 Km de Cultura, Cortejo Cultural, as apresentaçoes dos grupos Nau de Icaros e Pia Fraus e o show de encerramento com Arnaldo Antunes. A programaçao geral conta com consultoria da atriz e produtora Lala Deheinzelein.

A partir das 17h, mais de 200 artistas cadastrados pelo Censo Cultural, realizado pela Secretaria de Cultura, participam dos 2 Km de Cultura, que vao da Casa do Olhar ao Museu de Santo André. Depois, às 18h50, acompanhados por artistas de circo andreenses, a Nau de Icaros, formada por acrobatas e percussionistas, e o Pia Fraus, com bonecos infláveis gigantes, puxam o Cortejo pelo trajeto dos 2 Km de Cultura. Ao final do Cortejo, às 20h, a Nau de Icaros se apresenta no Cine-Teatro Carlos Gomes e o Pia Fraus, na rua Coronel Oliveira Lima. Ex-membro dos Titas, Arnaldo Antunes encerra a festa de abertura do Corredor Cultural às 21h, na Concha Acústica.

Mas a variada programaçao de inauguraçao nao se resume a essas atraçoes. A abertura do Cortejo, às 18h40 no Paço Municipal, conta com os alunos da Escola Livre de Teatro. O Largo da Estátua recebe, às 17h, grupos de capoeira e de dança. Duas horas depois, o Grupo de Circo da Escola Livre de Teatro se exibe na rua Coronel Oliveira Lima. As 17h, o Cine-Teatro Carlos Gomes é palco para apresentaçoes cênicas como teatro, bonecos e circo. No Museu de Santo André, às 21h, apresentam-se grupos folclóricos e de jazz e coral.

"A programaçao cultural e a diversificaçao das atividades de lazer de rua têm por objetivo a revitalizaçao das atividades comerciais da área central", informa a coordenadora do Projeto Centro com Vida, Margareth Uemura. "Existe também a possibilidade de formar parcerias com empresas para incrementar o projeto. Cultura nao é supérfluo, é importante para o desenvolvimento econômico e para melhorar a qualidade de vida", acrescenta.

Outra preocupaçao é com os edifícios históricos que fazem parte do Corredor, como alguns sobrados construídos no início deste século. "O projeto nao prevê tombamento, mas sim resgate histórico. A orientaçao é manter o patrimônio. O prédio que abriga o Museu de Santo André, primeiro grupo escolar da regiao, e o Carlos Gomes, quinto cinema do país, sao dois exemplos", completa Margareth.

"O Corredor é um trabalho com seqüência, permanente", diz o secretário de Cultura, Altair Moreira. A programaçao deste mês inclui ainda um show de Lobao (sexta-feira, na Concha Acústica), a pré-estréia de Através da Janela, filme de Tata Amaral (sábado, no Cine-Teatro Carlos Gomes), e Visitando o Sr. Green, peça com Paulo Autran (de 25 a 28, no Teatro Municipal).

Pororoca - A atriz e produtora Lala Deheinzelein trabalha no Projeto Corredor Cultural como consultora. Sua missao é tornar mais fácil para o público o entendimento do projeto. O que mais a encantou no Corredor é "a visao integrada das artes presente no projeto". Engajada, conclui que "a valorizaçao da auto-estima da populaçao passa, sem dúvida, pelo fortalecimento da sua identidade cultural."

Para ela, cada um dos espaços culturais listados no Corredor pode lidar com uma linguagem que nao a própria, integrando-as. Como exemplo, cita a organizaçao de uma exposiçao de artes plásticas no saguao de um teatro.   A programaçao de rua dos 2 km de Cultura, porém, a empolga mais. "É um espelho da diversificada produçao cultural da cidade", define. "Haverá uma atividade a cada 20 metros. Sao bonequeiros, contadores de histórias, coral, exposiçoes de fotos, grupos de dança, música, pirofagia, teatro de bonecos, trabalhos com sucata. Tudo isso provocará uma pororoca cultural na cidade", afirma. Ela chama a atençao, em particular, para painéis de fotos aéreas que estarao dispostos no chao, ao longo de 40 metros.

Lala destaca também a importância do Censo Cultural, realizado pela Secretaria de Cultura, que fez o levantamento da produçao cultural de Santo André. "A partir dele é que foi elaborada a programaçao do Corredor", diz.

O Projeto Corredor Cultural envolve três secretarias do Executivo municipal: Cultura, Esporte e Lazer cuida da produçao cultural, programaçao e da participaçao do público. Identificaçao dos marcos históricos, reurbanizaçao e sinalizaçao sao tarefas da pasta de Desenvolvimento Urbano. A Secretaria de Comunicaçao tem como incumbência a identidade visual e a divulgaçao do projeto.

A origem do Corredor é o Projeto Centro com Vida. Por intermédio dele foram criados grupos de discussao, dos quais a comunidade andreense pôde participar. O grupo de cultura, entao, começou a desenvolver um projeto de circuito. Esse embriao se casou com outro projeto que já estava em andamento no âmbito da Secretaria de Cultura, formando o Corredor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;