Memória Titulo Memória
Imagens do 4º Centenário

Fotos de 1953 mostram Santo André celebrando o 4º Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo

Ademir Medici
27/06/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


“Milhares de artísticos cartazes foram impressos e afixados em várias cidades do Brasil.”
Cf. Octaviano A. Gaiarsa, em A Cidade que Dormiu Três Séculos (1968), focalizando os festejos do 4º Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo: 1553-1953.

As histórias e fotos divulgadas pelo andreense Clovis Sidney Thon. Já dissemos: maravilhosas. Comecemos a semana com esse material. A história das visitas recebidas na Vila Homero Thon e feitas em cidades onde havia parentes.

E as imagens, que não conhecíamos. O ano: 1953. Santo André celebrava o 4º Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo e inaugurava sua grande praça cívica, a Praça Quarto Centenário, onde está o Paço hoje e todo o Centro Cívico.

Máquina fotográfica em punho, Arthur Thon, pai de Clovis, registrou aqueles momentos mágicos, juntamente com vários outros fotógrafos, amadores e profissionais. E Santo André guardou para sempre o seu momento histórico maior.

Visitas à Vila Homero Thon
Depoimento: Clovis Thon
Santo André era interior mesmo. E a família de minha mãe vinha visitá-la aqui. Lembro que tinha parentes que passavam temporadas na nossa casa.

Alguns parentes da minha avó suíça (dona Luiza Zumbhul) vinham também. Vinha gente do Rio. Ela tinha um irmão, Fred, que morava no Rio de Janeiro. Tia Cecília, que morava em Santos.

Então as visitas eram constantes. Costume da época. Telefonavam:
Vou passar uns dias com vocês; vou te visitar.

E nesse visitar ficavam uma semana, dez dias. E nós fazíamos a mesma coisa. Eu conheci Santos assim.

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 27 de junho de 1986 – ano 29, edição 6170
Manchete –Governo reduz crédito e muda poupança
Movimento Sindical – Setores da Saúde e Educação do Estado em greve. Passeata e assembleia em Santo André.
Cultura – CEE (Conselho Estadual de Educação) autoriza a instalação da Escola de Artes e Ofícios na Fundação das Artes de São Caetano.
Serão abertos 12 cursos técnicos e profissionalizantes.
Os cursos serão em nível de 2º grau supletivo nas áreas de teatro, dança e música.
Turismo (Diógenes Silva) – Japão, inesquecíveis festivais em julho.
Polícia – O delegado Omar Cassim, que mora em São Bernardo, foi nomeado diretor-geral dos presídios em São Paulo.

Em 27 de junho de...
1916 – A constituição da sexta diretoria do Primeiro de Maio FC, de Santo André, ganha notícia no jornal O Estado de S. Paulo (página 2): Sante Benelli, presidente; Rodolpho Garbin, vice-presidente; Pedro Brock, secretário; Dionysio Giaccherini, tesoureiro; Ferdinando Cicarelli, fiscal. Até os nomes dos capitães dos times foram divulgados: José Balista e Manoel Garcia.
A guerra. Do noticiário do Estadão: a contraofensiva italiana; o recuo geral dos austríacos; grande vitória das tropas reais; manifestações de regozijo em Roma.
1966 –Inaugurada a filial da loja Eletroradiobraz de Santo André: Rua General Glicério, esquina com a rua XV de Novembro.
Comissão Executiva do Centro Cívico de Santo André (Cecisa) examina as propostas para a execução final do Paço Municipal.
Regime militar decreta várias cassações. Um dos atingidos é Oswaldo Gimenez, ex-prefeito de Santo André, que perde o mandato de deputado estadual: havia sido eleito com 6.900 votos.
1976 – Fundado, em São Caetano, o MCTA (grupo de teatro).
EC Santo André alcança aquela que pode ser apontada como a maior goleada da sua história num jogo oficial: 8 a 0 sobre o Amparo, em tarde de Tulica: marcou quatro gols e deu passes para os outros quatro. Jogo válido pela terceira rodada do primeiro turno do Campeonato Paulista da Primeira Divisão.

Hoje
Dia Nacional do Vôlei
Dia do Relojoeiro

Santos do dia
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Este título chega aos dias atuais por meio de uma pintura de caráter religioso-místico, que data do período bizantino (século 13). Autor desconhecido. No século 15 a pintura foi levada da ilha de Creta para Roma e colocada na igreja de São Mateus. Passa a ser venerada.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Cirilo de Alexandria
Ladislau
Madalena Fontaine

Município Paulista
Hoje é o aniversário de Lavrinhas. Elevado a município em 1945, quando se separa de Queluz, na região do Vale do Paraíba.

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários neste dia 27 de junho: Arari (Maranhão), Canguçu (Rio Grande do Sul), Canoas (Rio Grande do Sul), Esperantinópolis (Maranhão), Sarandi (Rio Grande do Sul) e Vera (Mato Grosso). Fonte: IBGE
Canoas, no Rio Grande do Sul, alcançou sua emancipação em 27 de junho de 1939, quando se separa de Gravataí. A história registra o ano de 1871 como o início do povoamento de Canoas, quando houve a inauguração do primeiro trecho da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre. A origem do nome Canoas está no fabrico de canoas sob a direção do major Vicente e destinadas ao Porto do Sobrado.Fonte: Prefeitura de Canoas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;