Memória Titulo Memória
O belo time de funcionários federais andreenses

Vejam a foto que escolhemos para hoje na Segunda Semana Santo André 2016...

Ademir Medici
24/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Vejam a foto que escolhemos para hoje na Segunda Semana Santo André 2016. São os funcionários do Imposto de Renda na cidade meio século atrás. Nosso orientador da semana, Wilson Joaquim Rodrigues, de cabeça, foi assinalando os nomes de cada um deles, num verdadeiro retorno no tempo. Imaginem as histórias que cada um dos fotografados teria para contar...

A partir de Santo André, Wilson Rodrigues teve uma visão de Grande ABC e São Paulo da Receita Federal. Afinal, Santo André chegou a abranger, nesta área do Imposto de Renda, toda a região. Vivia-se o auge da industrialização e crescimento local. Rio de Janeiro, Capital da República, e depois Brasília ficavam de olho no que Santo André arrecadava.

Naquela época – anos 1960, 1970 – a arrecadação do IR em Santo André superava a renda de três ou quatro Estados da Federação juntos.

– No último dia da entrega das declarações a Capital Federal ficava aguardando a previsão de Santo André. Fervia o Grande ABC com a economia forte proporcionada pela indústria.

UM PORTINARI

Por Santo André abranger todo o Grande ABC, era a cidade que fazia as notificações de impostos para as demais, encaminhando às Coletorias Federais. Wilson e companheiros eram encarregados de entregar pessoalmente as notificações.

São Bernardo fazia parte do roteiro, tudo centralizado na Rua Marechal Deodoro. Na primeira ida até a Coletoria Federal de São Bernardo, quem atendeu ao jovem Wilson foi Antonio Portinari.

– Sabe de quem eu sou irmão, menino?

– Não sei não, senhor.

– Sou irmão do Candinho Portinari.

Isso mesmo, Cândido Portinari – e o Jardim Portinari, em Diadema, é um loteamento aberto pelo coletor Antonio Portinari.

BATIDO A MÁQUINA

Tudo era feito manualmente: as notificações para o pagamento do Imposto de Renda, o recebimento das declarações, a revisão.

– As notificações eram uma tripa, com cópia para o Banco do Brasil, Coletoria Federal, contribuinte, repartição emissora. Uma burocracia tremenda. Tudo na datilografia. Muito tempo depois veio a computação, a tecnologia.

Wilson Joaquim Rodrigues começava a pensar na aposentadoria...

Amanhã na 2ª Semana Santo André 2016:

- Quatorze anos em Ribeirão Pires

- Funcionários que chegam de todo o Brasil

- A Receita vai completar 50 anos... em 2018

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 24 de abril de 1986 – ano 28, nº 6116

Manchete – Prestação para novos mutuários será 15% menor

Meio Ambiente – Poluição da Represa Billins em nível crítico, conforme inspeção feita pelo MDV (Movimento em Defesa da Vida) e SATS (Serviço Aero-Terrestre de Salvamento).

Grande ABC – Municípios iniciam campanhas de arrecadação de agasalhos.

Polícia – Matador de taxista da região colocado em liberdade.

Em 24 de abril de...

1916 – Vai ser dado o nome de Senador Flaquer à nova avenida em frente ao Grupo Escolar de Santo André.

- Lançada, em São Paulo, a revista O Foot-Ball.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: os ingleses estabelecem as suas linhas.

1921 – Zeladores e zeladoras do Sagrado Coração de Jesus, de São Bernardo, decidem mandar fazer uma parede no largo de Santa Filomena, junto à capela de Santa Filomena, construída em 1881.

1936– Inaugurado o aeroporto de Congonhas, nos arredores da cidade de São Paulo.

1976 – Inauguradas as novas instalações da EEPG Galeão Carvalhal, em Vila Bastos, Santo André.

- Delegado Edmundo Lellis assume a chefia do 4º Distrito Policial de Santo André.

Hoje

- Dia Internacional do Jovem Trabalhador

- Dia do Operador de Triagem e Transbordo

- Dia do Agente de Viagem

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Oscar Bressane. Instalado como município em 24-4-1945, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.

Santos do Dia

- São Fidelis de Sigmaringa (Sigmaringa, Alemanha, 1577 – Suíça, 1622). Professor e advogado, depois sacerdote pela Ordem dos Frades Capuchinhos. Morto na Suíça, acusado de espionagem quando na verdade sua missão era a de apaziguar as tensões entre católicos e protestantes.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Maria Eufrásia

- Honório 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;