Cultura & Lazer Titulo
Concurso gastronômico apresenta iguarias
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
18/04/2011 | 07:08
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


A Vila de Paranapiacaba está agitada com a programação da oitava edição do Festival do Cambuci. No fim de semana, o local ficou movimentado com o concurso gastronômico, no qual o Diário mais uma vez foi convidado para fazer parte do corpo de jurados.

A atração conta com diversos pratos e bebidas elaborados pelos moradores e culinaristas. A ideia é apresentar iguarias com o fruto nativo da Mata Atlântica como um de seus ingredientes. Uma das principais características do cambuci é o gosto ácido da polpa extraída.

O concurso foi dividido em três etapas: pratos salgados (entradas, petiscos, pratos principais e guarnições), doces e bebidas (alcoólicas ou não). Os quesitos apresentação, criatividade e sabor foram levados em conta na hora da avaliação.

O desafio dos participantes é encontrar maneiras de inserir a fruta com eficiência nas receitas. "O cambuci é bem versátil e você tem de sentir o gosto característico dele na comida", diz Alzira Maria da Silva Pellegrini. Participante desde a primeira edição do evento, ela traz este ano o Lanche de Bacalhau com Molho Branco de Cambuci, o Churros de Cambuci e a bebida Cambuça com Mel. "Vamos trabalhando e vendo quais ingredientes que combinam."

O cardápio de salgados contava também com Cuscuz Paranapiacaba, Torta Salgada de Cambuci com Frango e Catupiry, Batata Rosty com Cambuci, Salgado de Massa Folhada de Frango e Torta Salgada de Cambuci com Atum.

A lista de doces apresentou, além do churros, o Sanduíche de Sorvete, Rocambole de Cambuci,Torta Martim Smith, Torta Gelada de Cambuci e dois pavês com o fruto em sua receita.

Entre os demais líquidos concorrentes, estão a Cachaça de Cambuci, a bebida Indigente e o Licor de Cambuci.

O comerciante Jefferson Alexandre Maciel O'Flaherty decidiu participar pela primeira vez do concurso. A elaboração do misterioso Indigente durou apenas dois dias, sendo que houve cinco receitas antes da versão definitiva da bebida.

"Tive de encontrar o tom da vodka que encaixasse com os outros ingredientes. Acho que consegui balancear tudo muito bem", explica O'Flaherty, que não revelou o restante do conteúdo do original drink. A confiança no bom resultado faz com que o comerciante já tenha uma nova bebida para apresentar no ano que vem.

Os três mais votados de cada categoria irão receber o prêmio, que sairá no dia 30, último dia do Festival, a partir das 15h, no tradicional Mercado. Após a cerimônia, o cantor Hyldon sobe ao palco para encerrar a programação. Diversos estabelecimentos e algumas barracas vendem variadas possibilidades com o fruto homenageado, como mousses, sorvetes, caipirinhas, gelatinas, tapiocas, sucos e pingas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;