Nacional Titulo
Jóias sacras são roubadas na Bahia
Por Do Diário OnLine
16/06/2002 | 15:09
Compartilhar notícia


Ladrões roubaram na sexta-feira várias peças do século 18 da Catedral de Santo Antônio, em Caravelas, a 822 quilômetros de Salvador, na Bahia. Entre as peças estavam 13 coroas de ouro e prata com pedras semi-preciosas incrustadas, um resplendor de ouro maciço e seis castiçais de prata.

Como os fiéis notaram a falta das peças apenas da manhã de sábado, quando a igreja foi aberta para a missa matutina, acabou prejudicando o trabalho da polícia. Apesar de montar barreiras nas estradas que davam acesso à cidade, a polícia de Caravelas não conseguiu localizar as peças. Acredita-se que os ladrões conseguiram fugir em direção ao Espírito Santo.

O material foi avaliado extraoficialmente por membros da Irmandade de Santo Antônio, que administra a catedral, em mais de R$ 2 milhões.

Moradores de Caravelas acreditam que as peças sacras foram levadas por um casal de turistas que rondava a catedral há alguns dias. Eles circulavam pelo município em um carro pampa.

A Catedral de Santo Antônio foi construída entre 1725 e 1750 e, apesar de sua importância histórica, não é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A igreja tem o interior e fachada em estilo neoclássico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;