Memória Titulo MEMÓRIA
A procissão do Menino Jesus
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


As primeiras imagens da Jornada São Bernardo, publicadas na última semana aqui em Memória, serviram para apresentar a família das irmãs Conceição e Assunta Ritucci, nascidas na Rua Marechal Deodoro e que na terça-feira completaram 90 anos de idade. Agora, começamos a focalizar a cidade, pelas imagens recolhidas e salvas pelo professor Mauricio Ceccato, neto e sobrinho-neto das nossas guias nesta jornada, ele que é o orientador. A seleção de hoje destaca uma rara procissão de meninas e meninos em torno da antiga igreja matriz da Boa Viagem.

Lá vem a procissão pela Rua Padre Lustosa. Os pequenos fieis passam defronte à antiga Casa Paroquial, na esquina com a Rua São Bernardo.

Vencem a lateral da Matriz erigida no século 19. Os antigos diziam que a construção daquela igreja, em grossas paredes de taipa, tinha sido feita por escravos.

Depois de vencer a Rua João Pessoa, a rua do antigo cemitério, a procissão vai descendo pela Rua Rio Branco.

O andor com o Menino Jesus passa por ruas ainda de terra batida, observando-se o jovem vigário, padre Jerônimo Angeli, que aqui chegou em 1937.


Diário há 30 anos

Sexta-feira, 23 de agosto de 1985 – ano 28, nº 5910

MANCHETE – Inocência de Ackel comprometida com revelações da Polícia Federal. O ex-ministro da Justiça envolvido em denúncia no contrabando de pedras preciosas.

MEIO AMBIENTE - Deslizamento na Serra do Mar é inevitável, dizem técnicos. Plantação de grama nas encostas não vinga.

Duas crianças morrem em colisão de carros no bairro Campestre.

Em 23 de agosto de...

1930 – Às 10h30, perto da sua casa, na Vila de São Bernardo, o carroceiro Manuel dos Santos, 35 anos, teve sua carroça chocada com uma aranha (tipo de charrete, carroça). Cuspido ao solo, feriu a cabeça.
Neste sábado, tem início a Festa de São Bernardo, padroeiro da cidade.

1940 – Estrada de ferro São Paulo Railway, em festa, entrega mais três máquinas ferroviárias a diesel, batizadas de Planeta, Cometa e Estrela. Miguel da Silva filho foi o primeiro maquinista do Planeta. Em 1990 ainda tinha familiares em Santo André.

1950 – Fundado o Clube Atlético Monte Alegre, de São Caetano.

1955 – Fundada a Sociedade Esportiva Olaria, de Ribeirão Pires.


SESSENTA
Olaria conjuga o distintivo antigo com o atual: celebrações à vista

Instituído o Hino Oficial de São Caetano. Composição de José de Almeida Filho e Roberto Manzo. Diz o primeiro verso: “São Caetano pequeno gigante, sob um céu estrelado e de anil, és cidade, trabalho, és progresso, és infante do nosso Brasil.”

1970 – Falece o ex-prefeito Pedro Dell'Antonia, de Santo André.

1975 – São Bernardo lança o Projeto Lorena. Pretende restaurar os monumentos da Serra do Mar. Os estudos históricos são desenvolvidos pelo arquiteto Benedito Lima de Toledo.

Saad, de São Caetano, estréia no Torneio José Ermírio da FPF com derrota, em Santo André, para a Ferroviária, por 1 a 0.

Santos do Dia

Rosa de Lima é a Padroeira da América Latina e das Filipinas. Pertenceu à Ordem Terceira de São Domingos e faleceu em 1617, aos 31
anos, em Lima, sua terra natal.

Tiago de Bevagna

Zaqueu

Hoje

Dia dos Artistas

Dia do Aviador Naval

Dia da Intendência da Aeronáutica

Dia das Vocações Leigas 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;