Memória Titulo História
A Boa Viagem em exposição

Várias paróquias são focalizadas, já que, anualmente, durante uma semana, a imagem histórica de Nossa Senhora permanece, em revezamento, em diferentes igrejas

Por Ademir Medici
21/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Basílica de Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo, abre hoje exposição de fotos sobre a secular festa da padroeira. São momentos de religiosidade e do folclore em torno da chamada Procissão dos Carroceiros. Várias paróquias são focalizadas, já que, anualmente, durante uma semana, a imagem histórica de Nossa Senhora permanece, em revezamento, em diferentes igrejas.

A exposição abre a festa deste ano. No domingo, dia 30, a histórica imagem de Nossa Senhora será levada até a Paróquia Santa Maria, no bairro Demarchi. Durante uma semana ali permanecerá, em local de honra. No domingo seguinte, 6 de setembro, retornará, em procissão, até a Basílica da Boa Viagem. São Bernardo viverá a manifestação folclórico-religiosa mais antiga do Grande ABC.

 

Os Marotti presentes

Texto: Hilda Breda

 

A exposição de fotos abrange vários anos da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem. Mostra os translados da imagem da santa para várias paróquias do município, depois o retorno da imagem com a Procissão dos Carroceiros, as missas e, em seguida, as comemorações festivas com shows musicais e barracas de comidas.

Foram selecionadas 90 fotos. Metade é do arquivo da igreja e metade da Seção de Pesquisa e Documentação da Prefeitura. Um espaço homenageia o Luizinho Marotti. Ali estão fotos de seu pai e dele, em vários anos, comandando a ala das bicicletas.

A exposição está pronta. Mas como está sendo arrumada a porta principal da igreja, nem deu para colocar no lugar. O padre Giuseppe disse que até domingo estará tudo pronto.

Exposição – Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem

Endereço – Praça da Matriz, Centro de São Bernardo

Local – Átrio da Basílica da Matriz de São Bernardo

Período – De hoje a 8 de setembro

Visitação – Das 7h às 20h

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 21 de agosto de 1985 – ao 28, nº 5908

Manchete – FMI autoriza prorrogação da dívida brasileira

Editorial – Homenagear Tancredo Neves é preservar valores. Valorizando Tancredo Neves, São Bernardo valoriza a sua própria participação na luta pelo retorno à democracia, que sempre foi o anseio maior da imensa maioria do povo brasileiro.

 

Em 21 de agosto de...

1835 – João Barbosa Ortiz nomeado subprefeito de São Bernardo, cf. Amadeu Nogueira (Datas Oficiais).

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Tomada de novo Georgiewsk pelos alemães’.

1960 – Manchete do News Seller: Assinado contrato de 35 milhões de cruzeiros para pavimentação de ruas em São Caetano.

1970 – Operários do setor ceramista decidem, em assembleia, reivindicar reajuste salarial de 35%.

Começa em São Bernardo a 6ª Olimpíada Colegial, com concentração de atletas na Associação dos Funcionários Públicos.

 

Hoje

Dia da Habitação

Dia da Juventude

 

Santos do Dia

Ciríaca. Conhecida também como Dominica. Foi uma viúva romana, patrocinadora de São Lourenço e finalmente uma mártir.

Lourenço utilizava a casa dela em Roma para alimentar os pobres.

Humbelina

Pio X




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;