Diarinho Titulo Cada um com seu papai
Cada um com seu papai

No Dia dos Pais, crianças aproveitam para revelar o que acham dos seus patriarcas

Luís Felipe Soares
09/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Uma figura que representa força, segurança e proteção. Essas são as características que um bom pai – e também padrastos, avôs e, em alguns casos, mães – deve ter na relação com os filhos. São responsáveis por carregar no dia a dia uma das bandeiras de ‘herói da casa’ e servem de modelo para meninos e meninas. Acostumados a falar de seus filhos para familiares e amigos, eles nem sempre conseguem ouvir o que seus pequenos acham deles. A ideia do Diarinho é aproveitar o Dia dos Pais, celebrado hoje, para dar chance aos leitores mirins expressarem seus sentimentos.

Izabelly Almeida, 7 anos, de Mauá, se orgulha muito do trabalho de seu pai, o segundo sargento Edmilson Henrique de Almeida. “Ele trabalha para fazer o bem para mim e para todas as pessoas. A polícia protege e ajuda todo mundo”, diz a menina, que deseja fazer parte da Polícia Militar quando crescer.

Entre os momentos onde estão no parque ou quando assistem a Chaves juntos, Izabelly aproveita algumas voltas que consegue dar na viatura (como são conhecidos os carros militares).

A mauaense Yasmim Almeida dos Anjos, também de 7 anos, aproveitou a edição deste ano do Festival de Cultura e Arte do Grande ABC, promovido pelo Diário, para ver o pai, Artur Morais Dos Anjos, pela primeira vez no palco. Ele é vocalista da banda de rock Setfire, cujas apresentações ocorrem normalmente muito tarde ou em lugares próprios para adultos.

“A banda é bem legal. O som é barulhento e dá vontade de sair pulando”, explicou a garota, fã da canção Revolution of Machines, do repertório do grupo. “Já contei para os meus amigos que meu pai canta e acho que ele é o único que faz isso.”

Data festiva nasceu nos Estados Unidos

As primeiras comemorações do Dia dos Pais do mesmo jeito que as conhecemos hoje em dia ocorreram nos Estados Unidos, em 1909. Uma jovem chamada Sonora Louise Smart Dodd decidiu demonstrar o orgulho que tinha pelo seu patriarca, um veterano militar da guerra civil do país, no dia de seu aniversário, em 19 de junho. Outras famílias do Estado de Washington apoiaram a ideia e a tradição foi ganhando força em outros locais com o tempo. Em 1972, o então presidente norte-americano Richard Nixon oficializou a data especial, que passou a ser festejada no terceiro domingo de junho.

O Brasil resolveu entrar na onda de homenagens em 1953, quando um jornal do Rio de Janeiro buscava atrair anúncios para suas páginas. Um ano depois, um concurso que trouxe o Dia dos Pais para São Paulo tentou encontrar alguns personagens diferentes, como o pai mais jovem e o com maior número de filhos. 

A data escolhida inicialmente era 16 de agosto, que também marcava o Dia de São Joaquim (pai de Maria de Nazaré e avô de Jesus Cristo na história cristã). Atualmente, o calendário coloca a festa sempre no segundo domingo do mês de agosto.

Especial na televisão

O canal Fox tem programação com animações no ‘Especial Dia dos Pais’. As sessões ocorrem de tarde e seguem até a noite. A abertura fica por conta de ‘A Era do Gelo’ (2002), às 14h15. Completam a agenda ‘Tá Chovendo Hambúrguer’ (15h30), ‘Madagascar 2: A Grande Escapada’ (17h15), ‘Reino Escondido’ (18h30) e ''Os Croods’ (21h). 

A partir das 20h, o canal homenageia Homer Simpson com a exibição de dois episódios de ‘Os Simpsons’ nos quais o patriarca é o centro das atenções.

Consultoria de André Correia, psicólogo clínico.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;