Esportes Titulo Pan-Americano
Grande ABC dá ouro e prata para o Brasil no tênis de mesa

Equipe masculina vence a disputa contra paraguaios, e mulheres perdem dos Estados Unidos; dos seis atletas, cinco integram clubes da região

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
22/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Estadão Conteúdo


O Grande ABC formou a base das equipes brasileiras que disputaram as duas medalhas de ouro no tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos, ontem, em Toronto. Dos seis atletas em ação, cinco são da região, além do agora treinador Hugo Hoyama, que trabalha em São Bernardo. Entre os homens, o Brasil derrotou o Paraguai por 3 a 0 e subiu no lugar mais alto do pódio, enquanto as mulheres perderam dos Estados Unidos também por 3 a 0 e foram prata.

A equipe masculina conta com o jovem Hugo Calderano, 19 anos, e Gustavo Tsuboi, ambos da equipe de São Caetano, além de Thiago Monteiro. O trio foi perfeito e não deu chances aos paraguaios. “Nosso objetivo era ganhar o ouro por equipes e manter a sequência da temporada. Fizemos o que queríamos. A pressão é grande pelos resultados que tivemos antes, mas conseguimos lidar bem”, comentou Calderano.

Já na disputa entre as mulheres, o Brasil não teve a mesma sorte e ficou com a medalha de prata. A equipe formada pela chinesa naturalizada brasileira e que atua por São Bernardo Gui Lin, Caroline Kumahara, atleta de São Caetano, e Ligia Silva, não conseguiu parar o forte combinado norte-americano.

Apesar do resultado, existem bons motivos para comemorar, já que no Pan de Guadalajara, em 2011, no México, o time brasileiro não havia conseguido nem subir ao pódio. “Estou muito triste por elas, porque queríamos o ouro. Mas o que fizemos foi legal. Perdemos por detalhes. Mas o mais importante foi a experiência que elas tiveram aqui. Nosso objetivo era chegar à final”, comentou o técnico Hugo Hoyama, que tem 15 medalhas em Pan e continua jogando, mas se aposentou da Seleção Brasileira em 2012.

Sem tempo para descanso, hoje começam as disputas individuais. Gui Lin pega a peruana Angela Mori, às 11h45, pelo Grupo C. Na Chave E, Kumahara estreia contra a venezuelana Roxy Gonzales. Por fim, Ligia desafia a cubana Idalys Lovet.

Já Tsuboi desafia o equatoriano Geovanny Coello, Calderano pega o norte-americano Jimmy Butler e Monteiro encara o chileno Manuel Moya.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;