Turismo Titulo
Guararema: cachoeiras e pinga a 87 km de SP
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
10/02/2005 | 20:17
Compartilhar notícia


Igrejas seculares, alambiques, cachoeiras, plantações de flores e ótimas opções de trilhas a cavalo pela Mata Atlântica podem ser encontradas a apenas 87 km da capital paulista, na cidade de Guararema – cujo nome, em tupi-guarani, significa Pau d’Alho, a árvore-símbolo do município. Encravada no Vale do Paraíba, Guararema conserva ares típicos de interior sem abdicar do conforto de alguns poucos hotéis, muito procurados pelos turistas de fim de semana.

No verão, quando chove bastante, quedas d’água como as de Putim, Zecão, Valparaíba e Barão, localizadas a cerca de 9 km do Centro com acesso por estrada de terra, tornam-se a melhor atração aos amantes do ecoturismo. Outra boa opção é visitar o parque da Pedra Montada ou fazer um passeio de barco (com duas a três horas de duração) pelo rio Paraíba do Sul, passando por ilhas, corredeiras e belíssimas paisagens da vegetação em suas margens. E com direito a pescaria aos entendidos do assunto.

Para quem prefere deliciar-se em águas que passarinho não bebe, a cidade também abriga alambiques com longa tradição na produção de cachaça e nos mais de 50 tipos diferentes de licor artesanal. Entre eles, destacam-se o do Décio (4693-0110) e o do Engenho do Salto (4693-1156), que fabrica a marca Pérola do Vale desde 1911 conservando o mesmo processo do início do século passado: as canas são selecionadas, moídas e fermentadas por meio de um agente à base de milho; depois, a bebida é destilada em um alambique de cobre e envelhecida naturalmente em barris de carvalho. O engenho também produz cachaça com mel, com canela e licores dos mais variados sabores, como os de leite, cereja e o de jabuticaba, entre outros. E o proprietário do alambique, Sidnei Panegassi, já prevê o lançamento de novos produtos, como gelatinas e bombons à base da “malvada”.

No Rancho do Capô, por sua vez, o turista pode alugar cavalos manga-larga marchador para cumprir trilhas em meio a florestas, cachoeiras, lagos e alambiques. Para as trilhas mais longas, o rancho oferece monitores e suporte para transportar água, todo o equipamento de
churrasco e um quite-café sem alterar a temperatura dos mantimentos.

Já para as crianças, a dica é o Trenzinho da Alegria, que realiza passeios de aproximadamente 30 minutos por pontos turísticos de Guararema, como o coreto e o antigo Pau-d’Alho que decora a praça central. Dois monitores fantasiados de personagens infantis acompanham as crianças no passeio, realizado sempre nas tardes de sábado e domingo.

E antes de encerrar o fim de semana, não deixe de conferir a imensa variedade de orquídeas e plantas ornamentais na Orquidácea (www.orquidacea.com.br), nem de saborear a deliciosa comida dos restaurantes Rancho da Traíra e Rancho Mineiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;