Esportes Titulo
Daiane dos Santos diz que voltará para a Seleção
Por Anderson Fattori
do Diário do Grande ABC
19/02/2011 | 07:03
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Livre do doping por furosemida - diurético usado para controlar o peso -, Daiane dos Santos aposta que pode voltar a brilhar pela Seleção, mesmo depois de ser descartada pela coordenadora Georgette Vidor. Aos 28 anos, a ginasta se prepara no EC Pinheiros para a seletiva que formará a equipe nacional, em abril. Além dos Jogos Pan-Americano, a Seleção disputa neste ano o Campeonato Mundial, em outubro, no Japão.

Daiane esteve ontem em Santo André conversando com os alunos do Colégio Etip. Depois de atender os estudantes, a ginasta falou sobre as críticas que tem recebido pela sua condição física. "Faz quase dois anos que não participo de competições e por isso não estou em evidência. Mas tenho treinado forte e vou lutar por vaga na Seleção", garante a ginasta, campeão mundial do solo em 2003.

Durante a semana, Georgette Vidor, coordenadora da Seleção Brasileira, declarou não acreditar no retorno da ginasta. "Tomara que a Daiane me prove o contrário, mas ela ganhou peso e estava com problemas de execução dos movimentos. Não acredito que possa conseguir bons resultados. Mas estou louca para que ela me surpreenda", provocou.

Além do doping, causado por uso de medicamento para emagrecer, Daiane teve carreira marcada por desempenhos incríveis e sucessão de cirurgias no joelho. Em 2003, quando tornou-se a número um no solo, a brasileira teve direito de dar seu nome ao movimento duplo twist carpado, por ser a única no mundo a conseguir realizá-lo, o que lhe garantiu a medalha de ouro.

Outro obstáculo que Daiane terá de superar é a idade. Na ginástica, 28 anos são considerados tempo elevado para a prática em alto nível, mas a gauchinha tira isso de letra. "Esse é um tabu que já caiu na ginástica. A Oksana (Chusovitina, do Uzbequistão) foi vice-campeã olímpica com 34 anos, então isso não me incomoda mais", garante a brasileira.

Apesar de mostrar segurança quando o assunto é aposentadoria, Daiane faz planos para o futuro. "Sonho em competir até a Olimpíada de Londres (em 2012) e depois parar. Terminei a faculdade de Educação Física e pretendo continuar no esporte, talvez trabalhando na revelação de novos talentos", revela.

Uma possibilidade é que Daiane venha trabalhar no Grande ABC, nos centros de excelência da ginástica que estão sendo construídos em São Caetano e em São Bernardo. "Essa região sempre foi um celeiro, mas ainda é cedo para falar sobre isso", despista.

 

Mauaense é companheira de treinos

No que depender da vontade, o Grande ABC pode revelar mais uma promessa da ginástica. Depois dos irmãos Daniele e Diego Hypólito, frutos de Santo André, a região conta com o precoce talento de Ingrid Messias, de 15 anos, moradora de Mauá, que treina ao lado de Daiane dos Santos no EC Pinheiros, em São Paulo.

Apesar da pouca idade, a ginasta integra a partir deste ano a categoria adulta e sonha em trilhar os passos vitoriosos da companheira de treinamentos. "É muito importante para mim essa experiência ao lado da Daiane. Ela é um ícone da ginástica. Nos treinos é muito simpática e me ajuda bastante dando dicas sobre os movimentos", conta a tímida ginasta, que está no clube paulistano há dois anos.

Além da admiração, Ingrid vê em Daiane seu espelho, inclusive há alguma semelhança física entre as atletas. "Mas tem uma diferença grande entre nós. Ela era fera no salto e minha especialidade são as (barras) paralelas", ressalta.

A caminhada de Ingrid está apenas no começo, mas já é recheada de títulos. Entre eles, em 2007, aos 12 anos, ela foi campeã dos Jogos Abertos do Interior defendendo São Bernardo.

Mesmo demonstrando potencial, a ginasta terá de competir em alto nível e buscar seu espaço entre as melhores do País. Na agenda da atleta estão previstas para os próximos meses competições estaduais e brasileiras, que podem lhe credenciar à vaga na Seleção.

Curiosamente, Ingrid sonhava em brilhar em outra modalidade. "Praticava natação quando uma professora resolveu me inscrever em uma competição de ginástica. Deu certo", sorri.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;