O fato é que a popularidade dos fora-de-estrada cresce a cada dia, uma realidade que promete a eles longa vida no país, apesar de a maioria dos proprietários nao saber utilizar os recursos disponíveis, como o 4x4, e nao se arriscar em aventuras off-road. Do ponto de vista do uso, acabam trafegando pelas ruas e estradas como os outros automóveis.
Diante da atraçao exercida pelos utilitários esportivos (SUVs), as tradicionais marcas nao perdem tempo e abastecem o mercado com novidades de tirar o fôlego, tanto pelas características quanto pelo preço. É o caso da japonesa Mitsubishi que está lançando no país uma nova versao do Pajero Sport, com motor a diesel e transmissao automática. O Pajero Full, top da família, só deve chegar ao mercado no segundo semestre deste ano.
O Pajero Sport 2000 recebeu transformaçoes de estilo e mecânicas para atender motoristas em qualquer tipo de estrada. A novidade maior fica por conta da opçao de motor a diesel de 2,8 litros, com transmissao automática, além da manual. Na versao anterior, o veículo tinha motor 3.0 litros a gasolina e contava apenas com câmbio mecânico.
Com o recurso da traçao 4x4, o Pajero Sport 2000 pode trabalhar também com traçao 4x2 traseira ou 4x4 reduzida. O motor 2.8 tem quatro cilindros em linha, oito válvulas e 125 cv de potência máxima a 4 mil rpm. O torque, por sua vez, vai de 29,8 kgfm a 2 mil rpm. De acordo com a importadora, o veículo permite engate de 4x2 para 4x4 a até 100 km/h em linha reta.
A Mitsubishi inovou ainda no sistema de freios, que agora é a disco nas quatro rodas, e no sistema de suspensao traseira, que passa a contar como mola helicoidal.
Entre os itens de segurança, o novo Pajero Sport vem com air bag duplo, barras protetoras laterais nas portas e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes. Em relaçao ao conforto, o veículo traz ar-condicionado, trio elétrico e encosto de cabeça regulável também no banco de trás.
O visual também está mais moderno. A grade dianteira cromada foi substituída pela cor preta, assim como o pára-choque dianteiro e o conjunto ótico que foram reestilizados. Para melhor ergonomia, o Pajero recebeu alteraçoes na posiçao do banco, no formato do descança-braço e no tamanho do console.
O utilitário japonês tem 4.620 mm de comprimento, 1.775 mm de largura, 1.730 mm de altura e 2.725 mm de distância entre-eixos. Segundo a Mitsubishi, sua velocidade máxima chega aos 180 km/h e a aceleraçao de zero a 100 km é feita em 12,5 segundos.
O modelo já está disponível na rede de concessionárias e custa US$ 49,9 mil com câmbio manual e US$ 51,4 mil com câmbio automático.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.