Diarinho Titulo
Como o joão-de-barro constrói sua casa?
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
30/01/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O casal de joão-de-barro primeiro escolhe o lugar em que construirá seu ninho; em geral, galho grosso do qual é possível ter boa visão das áreas ao redor da árvore. No entanto, também pode ocupar postes de concreto e madeira, além de telhados.

Para erguer a casinha, usa principalmente barro, cocô de gado, pelos de animais, capim e outros vegetais. Essa mistura evita rachaduras. Tudo é coletado com o bico, aos pouquinhos, do solo. Macho e fêmea se revezam na tarefa; enquanto um pega o outro espera na construção. Podem percorrer mais de 100 m para encontrar os materiais e são capazes de trabalhar o dia inteiro (do amanhecer até o início da noite).

Primeiro, fazem a base do ninho. Depois erguem as paredes - que têm entre 2 cm a 4 cm - e o teto. O bico é o único instrumento usado para moldar a casa, que é dividida em dois cômodos. A divisória que os separa serve para impedir a passagem do vento e de predadores. No segundo compartimento, são chocados três ou quatro ovinhos que a ave põe por vez.

O tempo de construção varia muito. Pode durar cerca de uma semana ou pouco mais de um mês; depende da quantidade de chuva. O joão-de-barro pode fazer mais de um ninho ao mesmo tempo ou abandonar a casinha antes de terminá-la por causa de falta de material. Após um dia inteiro de trabalho, o casal costuma tomar banho e depois vai dormir.

 

Casal vive junto para sempre

Quando o casal joão-de-barro (cujo nome da espécie é Furnarius rufus) se forma, os parceiros não se separam mais; vivem juntos para o resto da vida. Apenas se um morre, o outro pode procurar novo companheiro. Aliás, aquela história de que o macho prende a fêmea traidora na casinha é pura lenda, segundo os estudiosos.

É encontrado em toda a América do Sul e pode ser visto com facilidade em áreas urbanas. Em cada país, a espécie recebe diferentes nomes. No Brasil, é chamada de amassa-barro, forneiro, pedreiro, maria-de-barro. É ave símbolo da Argentina.

A coloração das penas varia de acordo com a região: vai do acinzentado ao amarronzado. O pássaro alimenta-se principalmente de insetos, minhocas e larvas.

A fêmea pode botar os ovinhos, que medem cerca de 3 cm, mais de uma vez por ano. O macho a ajuda a chocá-los por pouco mais de duas semanas. O casal também divide a tarefa de alimentar os filhotes, que deixam o ninho após completar 20 dias. No entanto, podem permanecer com os pais por alguns meses.

Alguns mamíferos e pássaros maiores se alimentam dos ovos e filhotes de joão-de-barro. Além disso, há animais - abelha, cobra, perereca, rato e várias espécies de aves - que usam seu ninho abandonado ou o invadem enquanto ainda é habitado.

 

Na escola em que Gabriela Portas da Silva, 9 anos, de São Bernardo, estudava há uma casinha de joão-de-barro no galho de uma árvore. Entretanto, ela nunca viu o pássaro por lá. A explicação mais provável é que aquele seria um ninho antigo. A ave fica na mesma casa por, no máximo, um ano. Depois a abandona para construir uma nova em outro lugar. Gabi é apaixonada por bichos e não gosta de vê-los maltratados. "Acho errado vender passarinho. Prefiro que eles fiquem livres na natureza."

 

Fonte: Boletim do Centro de Estudos Ornitológicos, escrito por Luiz Fernando de Andrade Figueiredo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;