Economia Titulo Consumidor
Entidades alertam sobre riscos de superendividamento
Por Da Agência Brasil
16/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A questão do superendividamento dos brasileiros tem preocupado os órgãos de defesa do consumidor e a Defensoria Pública. Ontem, Dia Mundial do Consumidor, entidades como o Procon-SP, Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), seccional paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público de São Paulo, Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas) e a Defensoria Pública de São Paulo mandaram representantes à Capital paulista, para responder a dúvidas de consumidores. Uma das grandes preocupações das pessoas foi a negociação de dívidas.

"Talvez esse seja um dos problemas mais recorrentes hoje da sociedade brasileira. Estima-se mais de 40 milhões de pessoas endividadas ou superendividadas, que é aquele cidadão que não tem condições de arcar com todos os seus débitos e que, mesmo vendendo tudo o que tem, não consegue pagar suas dívidas", disse Robson Campos, diretor de atendimento do Procon-SP.

Segundo ele, o problema do superendividamento ocorre pela grande oferta de crédito e facilidade de consegui-lo no mercado, algumas vezes, sem necessidade de apresentação de garantias ou comprovação de renda. A situação pode ser agravada quando o cidadão passa por problemas familiares, tais como morte ou doença na família, fica desempregado ou quando sofre de uma doença que o faz gastar compulsivamente, sem controle.

"O superendividamento é um fenômeno que não é só nacional e pode trazer muitos malefícios para a sociedade, gerando violência moral e física porque desestabiliza as instituições familiares", afirmou Campos. "A pessoa não deve gastar mais do que ganha. Deve programar suas despesas", explicou Campos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;