Economia Titulo Projeto
BC discutirá com mercado modernização do câmbio
10/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Banco Central apresentará ao mercado o projeto ‘Modernização do Sistema Câmbio' na quarta-feira, dia 17, na regional da instituição no Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo tornar mais atual o chamado Sisbacen Câmbio, sistema usado por bancos e corretoras para o registro das operações com moedas estrangeiras. A intenção é simplificar e racionalizar os processos atualmente usados de forma a tornar o sistema mais simples, rápido e, como consequência, mais eficiente e com menos custos para instituições financeiras e clientes.

A assessoria de imprensa do BC esclareceu que não serão anunciadas mudanças regulatórias no mercado de câmbio. A apresentação diz respeito, apenas, à plataforma tecnológica que é usada desde os anos 1980. Qualquer mudança regulatória precisa ser feita por lei, decisão do CMN (Conselho Monetário Nacional) ou medida do Banco Central. "O escopo se restringe aos sistemas informatizados, nada altera as regras cambiais atualmente vigentes", segundo a assessoria de imprensa do BC.

De acordo com o convite enviado aos agentes financeiros, o novo sistema vai compreender operações do mercado primário - como comércio Exterior e transferências - e também do segmento interbancário. Outra novidade é a criação de ambiente de troca de mensagens entre o BC e as instituições financeiras, modelo usado com sucesso em outros sistemas eletrônicos da autoridade monetária.

EXPECTATIVAS - Dois executivos do mercado de câmbio que participarão da reunião do BC do dia 17 estão otimistas com o projeto, ainda que ponderem que não deve afetar as cotações, pelo menos não no curto prazo. Mas a perspectiva é de que a desburocratização dos processos atraia mais fluxo de recursos ao País e reduza o chamado risco Brasil. "O País continua em condições de liberalizar ainda mais o mercado de câmbio", diz Miriam Tavares, diretora de câmbio da AGK Corretora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;