Política Titulo Espírito Santo
Lula articula apoio de Hartung a Dilma
10/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a passagem por Vitória na semana passada para cortejar o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), e preparar o palanque capixaba da eventual candidatura presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Na mesa do jantar que Hartung ofereceu ao presidente na noite de quinta-feira, a aliança regional entre o PMDB e o PT do prefeito da capital, João Coser, foi um tema em que Lula insistiu. Incentivando Hartung a concorrer ao Senado em 2010, ele disse que quer vê-lo ao lado do PT e dos partidos da base em torno de um candidato a governador.

O plano afastaria Hartung do PSDB, com quem governa desde 2003, e garantiria um dos governadores com maior aprovação do País no palanque petista. Lula quer romper com a já conhecida neutralidade de Hartung, que não deu palanque a ele em 2002 e 2006.

Amigo do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), de quem já foi correligionário, Hartung vinha se equilibrando entre petistas e tucanos para manter sua coalizão regional que acomoda os dois partidos. Cauteloso para não inviabilizar a base de seu governo, Hartung não dá respostas sobre 2010. "Quem terá que falar sobre a disputa presidencial será o candidato a governador, não eu", desconversou, argumentando que a eleição de 2010 ainda está distante.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;