Política Titulo 10 anos
PT de São Caetano
visa recomeço... de novo

Depois de uma série de trapalhadas e reinícios em projetos
que naufragaram, sigla na cidade tenta se erguer outra vez

Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
10/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Repetindo o discurso de reconstrução, o PT de São Caetano comemorou os dez anos do partido à frente da Presidência da República e fez a primeira plenária visando o PED (Processo de Eleição Direta), ontem, na Câmara. Sem lideranças expressivas da sigla e pela história recente negativa, o evento não teve clima festivo.

A plenária serviu inicialmente para homenagear o petismo no Palácio do Planalto por meio de vídeos, principalmente enaltecendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seguida, o encontro foi palco de palestra para formação política dos novos filiados que votarão no PED, em novembro.

Sem moral no certame político, o diretório petista de São Caetano não conseguiu atrair caciques. Nem mesmo os três prefeitos do PT da região - Luiz Marinho (São Bernardo), Carlos Grana (Santo André) e Donisete Braga (Mauá) - compareceram.

Um dos poucos convidados de fora que apareceram ao plenário, o presidente do PT de Santo André, Luiz Turco, citou os rachas da legenda na cidade em 1992 e 2008, os quais resultaram em derrotas nas corridas pelo Paço. Único vereador petista no Parlamento são-caetanense, Pio Mielo também adotou a linha da "reorganização" para colher melhores resultados no futuro.

Com isso, o PT de São Caetano novamente adota discurso de "recomeço", após outro desgaste na cidade. O partido sofre questionamento dos munícipes pelo envolvimento do ex-candidato ao Palácio da Cerâmica Edgar Nóbrega - afastado do diretório, não compareceu -, no caso do suposto ‘mensalinho', no qual foi exposto em um vídeo em que negociava uma oposição branda com o secretário de Governo da gestão anterior, Tite Campanella (DEM).

Outro fantasma que ainda ronda o PT de São Caetano é o ex-vereador Hamilton Lacerda, que chegou perto de governar o município em 2004, após intensa disputa com José Auricchio Júnior (PTB, que venceu por diferença de 14.248 votos). Ele foi envolvido no caso dos ‘aloprados', suposta venda de dossiê, em 2006, contra o então candidato ao governo estadual José Serra (PSDB).

Embora o processo esteja em trâmite na Justiça, à espera de definição, o eleitor não esqueceu o episódio. Tanto que, na eleição do ano passado, Hamilton não conseguiu regressar ao Parlamento para um quarto mandato. Obteve apenas 651 votos.

Apesar disso, o presidente do PT de São Caetano, Márcio Della Bella, refuta enfraquecimento da sigla na cidade. "O partido teve um vereador e manteve, mesmo com problemas na campanha. Agora precisamos trabalhar para que na próxima eleição a gente tenha crescimento."

Mesmo com cenário vislumbrado pelo dirigente, a trajetória da legenda mostra o oposto. A eleição de 2004 foi a última em que o PT conseguiu mais de uma cadeira na Câmara. E com a derrocada de Edgar, o partido pela primeira vez na história não teve um candidato a prefeito numa cidade do Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;