Economia Titulo Casamentos
Mercado das noivas se rende à pronta entrega
da Folhapress
10/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


"Sempre quis um vestido só meu, único", diz a empresária Ana Bandeira, 34 anos. "Até perceber que meu peculiar é igual ao de uma galera." Ana se deu conta de que não era única quando encontrou seu vestido de noiva dos sonhos em uma arara, já pronto e em oito opções de tamanho e duas de cor. "A pronta entrega chegou ao mercado de noivos", constata a consultora de moda Costanza Pascolato. "A tendência da estação é cada vez menos fazer vestido do zero. Compra-se pronto", brinca.

O estilista Lucas Anderi, 33, desponta como representante do modelo de negócio. Egresso de uma família de estilistas de casamento, tem sempre 30 modelos prontos. Diz "adorar" projetar peças para uma noiva abstrata, executar várias versões do mesmo vestido e vender para mulheres bem concretas. A produção em série permite que ele reduza o preço à metade. "Já representa 40% das vendas e está crescendo." Negando o nome, a pronta entrega para noivas exige, sim, ensaio. "Faço de três a cinco provas. É preciso, para dar ajustes", diz Anderi.

Emannuelle Junqueira, que vestiu a cantora Sandy para o altar, abriu uma marca só de produtos prontos. A Off White fica nos Jardins e cobra de R$ 2.000 a R$ 6.000 por véus, vestidos, acessórios e sapatos.

Mas não são só jovens estilistas que adotam o modelo. O tradicional Paulo Dolce, 54, que desenha para a família Safra e fazia peças para Hebe Camargo, fez sua incursão no modelo de produção na feira Casamoda Noivas, no hotel Unique, em São Paulo, no fim de semana passado. No caso dele, foi uma pronta entrega, mas não muito. "Todas gostam de vestidos únicos." É por isso que Dolce fez apenas uma peça de cada um dos 12 modelos. "Estou tentando vestir a pronta entrega de sob medida."

Os três estilistas colocaram suas ofertas na feira. O intuito foi levar as peças da passarela para o corpo da cliente - e de lá para casa. "A noiva não tem mais tempo. Muitas vezes o sob medida fica difícil", disse a organizadora do evento, Duda Ferreira, 36.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;