Setecidades Titulo São Bernardo
Esgoto entupido provoca vazamento e invade imóveis
Drielly Gaspar
Especial para o Diário
21/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Os moradores da Rua Neusa Coelho, no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo, sofrem com vazamento de esgoto há mais de um mês. A água suja brota do meio da via e escorre por toda sua extensão. "O esgoto da rua toda está entupido. Quando chove, volta para dentro da minha casa", conta a dona de casa Angélica Gandini, 23.

Ela conta que, no fim de dezembro, quando o esgoto voltou pela primeira vez, os dejetos invadiram o banheiro e escorreram para a sala, o que comprometeu a mobília.

A dona de casa Helenice Martins da Silva, 45, diz que já ligou diversas vezes para a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), e que os atendentes sempre pedem prazo de 24 horas para avaliarem a situação. "Eles dizem que já há protocolo em aberto, mas ninguém vem aqui."

O comerciante Aparecido Ferreira, 30, sente no bolso o reflexo do vazamento. Por causa do mau cheiro, seus clientes deixaram de frequentar seu estabelecimento. "Como corre água do esgoto pela rua toda, evito até de sair com o carro para não sujá-lo", diz o Aparecido.

Em outro endereço, no Centro, na Rua 28 de Outubro, o problema é o mesmo. Quem reclama é o comerciante Sergio Ciccone Maranesi. "O vazamento é bem em frente ao meu comércio. Perdi uma vaga de estacionamento por causa disso." Ele afirma que a Sabesp já foi diversas vezes até o local e que caminhões tentam desentupir o esgoto, sem sucesso.

Procurada a Sabesp informou que realizaria ontem os reparos na rede da Rua Neusa Coelho. O prazo para a reposição asfáltica é de 72 horas.

Em relação ao vazamento no Centro, o uso incorreto da rede coletora, que recebe água de chuva, teria feito com que o esgoto transbordasse. A chuva que escorre por ralos e calhas das moradias deve seguir para as galerias pluviais, mas diversos imóveis da região lançariam essa água dentro da rede de esgoto. A prática arrasta para dentro do coletor grande quantidade de lixo, que contribui para os entupimentos. Ontem, companhia faria a limpeza do poço de visita.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;