Diarinho Titulo História
Itens apareceram para ajudar o juiz
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
13/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O trabalho do árbitro depende de elementos importantes. O apito é um deles; passou a ser usado com frequência a partir de 1891. Não existe modelo oficial, mas é item tão fundamental que cada juiz pode escolher o preferido. Antes disso, em 1847, os ingleses perceberam a necessidade de ter relógio apropriado para marcar o tempo da partida.

As cores dos uniformes e os números das camisas ajudam o juiz a identificar os jogadores; mas nem sempre foi assim. Apenas em 1924, quem jogava fora de casa começou a mudar a cor do uniforme caso fosse a mesma do outro time. Já os números tornaram-se mundialmente obrigatórios em 1950 e os calções de tons distintos, nos anos 1990.

Já reparou que há gramados de tonalidades e até desenhos diferentes? A mudança de cor e formato da grama dependem do tipo e frequência de corte feito e da direção em que as folhas são penteadas. Entretanto, as diferenças podem atrapalhar a visão do árbitro. Por isso, a maioria prefere o corte do gramado em faixas.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;