Política Titulo Cadeiras herdadas
Cinco suplentes assumem vagas em três Câmaras
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
03/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Cinco suplentes vão assumir cadeira de vereador pela nomeação de parlamentares para ocupar secretarias nas Prefeituras do Grande ABC. Alemão Duarte (PT-Santo André), Atevaldo Leitão (PSDB-Diadema), Albino Cardoso (PV-Diadema), Zé do Bloco (PV-Diadema) e Luiz Alfredo dos Santos Simão (PSB-Mauá) vão herdar vagas de vereadores que trabalharão nos Executivos.

Ontem, os três suplentes de Diadema tomaram posse no lugar dos parlamentares que vão atuar na gestão do prefeito Lauro Michels. Leitão se tornou vereador pela ida de José Augusto da Silva Ramos (PSDB) à Secretaria de Saúde. Albino e Zé do Bloco ficam com os cargos de Márcio da Farmácia (PV) e Marcos Michels (PV), que serão secretários de Obras e Educação, respectivamente.

Os demais políticos devem ser nomeados até o fim de fevereiro, antes do início dos trabalhos legislativos. Alemão Duarte substitui Tiago Nogueira (PT), que hoje está como chefe de Gabinete do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT). Com a reforma administrativa que o petista pretende implementar, Tiago se tornará secretário de Relações Institucionais.

Simão assumirá como vereador pela ida de Rogério Santana (PT) para a Secretaria de Serviços Urbanos na gestão do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT). O socialista ficará com a cadeira do petista devido à coligação proporcional firmada por PT e PSB na eleição.

 

DIADEMA

Os suplentes de Diadema pregaram fidelidade a Michels em discurso como parlamentares empossados. "Exercerei o papel de vereador, mas como governista terei missão também de divulgar as ações do prefeito", disse Leitão. Apadrinhado do deputado estadual Ramalho da Construção (PSDB), tucano recebeu 1.956 votos, pouco mais de um terço do conquistado por José Augusto - o ex-prefeito arrebatou 7.254 sufrágios e foi o mais votado da cidade.

Albino retornou à Câmara após curto mandato em 2011. Ele protagonizou embate jurídico com o ex-vereador João Pedro Merenda (PPS) pela cadeira deixada pela hoje deputada estadual Regina Gonçalves (PV). Primeiro suplente à ocasião, Merenda ficou três meses fora da Casa por liminar conquistada por Albino, que contestava a mudança partidária do ex-parlamentar. O popular-socialista acabou vencendo na Justiça e encerrou o mandato, mas não se reelegeu.

"Mesmo sendo suplente, consegui meu espaço", afirmou Albino, em seu discurso de posse. O verde disse que tentará retomar projetos apresentados nos três meses como vereador. "A principal proposta será a obrigatoriedade de coletores de óleo em prédios comerciais e residenciais."

Zé do Bloco debuta na Câmara após cinco tentativas frustradas. Com base eleitoral no Jardim Campanário e com atuação em movimentos de moradia, o verde admitiu que os primeiros meses na Casa serão de aprendizado. "Terei de conhecer as normas e regimentos do Legislativo. Mas isso não vai me impedir de lutar por melhorias para minha cidade e meu bairro."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;