Memória Titulo Memória
E veio o trem, e veio a Pastoril...
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Para a continuidade da Semana Ribeirão Pires, o pesquisador Joel Maziero separa dois documentos importantes: a foto da metade do século 19, quando se abria a linha para a passagem da Estrada de Ferro São Paulo Railway, a ‘Inglesa’, inaugurada em 1867; e um documento da Câmara de São Bernardo, de 1908, com impostos da Cia. Pastoril, fornecedora de leite para a região, São Paulo e Santos, entre outras cidades.

O PESQUISADOR – Joel Maziero sempre trabalhou em área técnica, com projetos e desenvolvimentos. Em 1965 formou-se engenheiro de produção e, em 1966, fez um complemento como engenheiro de segurança do trabalho, atividade exercida mais recentemente

Casado com Doraci Guariento, o casal tem três filhos: César, Evandro e Carla.

Joel e Doraci residem a poucos minutos do Centro de Ribeirão Pires. No quintal, dois belíssimos pés de cambuci. No escritório, uma central de informática: ali Joel sistematiza a iconografia da cidade, uma parte mostrada nesta semana especial.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Hoje é o aniversário de Aparecida d’Oeste, Nova Granada, Onda Verde, Pracinha, Pratânia, Quadra, Santa Adélia e Santa Salete.

EM 22 DE MARÇO DE...

1954 – Empresários da região fundam a CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo).

SANTOS DO DIA

- Benvenuto

- Catarina da Suécia. Foi filha de Santa Brígida.

- Catarina de Gênova (1447–1510). Caridosa. Foi da Ordem Terceira de São Francisco.

- Leia. Faleceu em Roma no ano 383 ou 384. De nobre romana tornou-se superiora de um mosteiro, dedicando-se à oração, à caridade e à penitência

- Otaviano

- Deogracias

NEWS SELLER HÁ 50 ANOS

Domingo, 22 de março de 1964 – ano 6, nº 306

Manchete – Petroleiros (do Grande ABC) comemoram a encampação da Refinaria de Capuava

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 22 de março de 1984 – ano 26, nº 5475

Manchete – Mais de 100 mil tomam as ruas do Rio pelas diretas; esquema pronto para comício de amanhã na região

Comentário (Virginia Pezzolo) – Diretas: governadores tentam disfarçar reversão dos motores.

Editorial – Desejo de eleições diretas transcende o ato

São Caetano – Aumento do ISS gera protestos.

Futebol – Ontem, no Bruno Daniel, pela Copa Brasil: Santo André 0, atlético Paranaense 0.

Volei Masculino – Ontem, no Ibirapuera: Brasil 3, Japão 1.

HOJE

Dia Mundial da Água. Criação por Assembléia Geral da ONU, de 1993.

A propósito do Dia da Água

Texto: Guido Fidelis

Tanta água. Nos mares, na Amazônia, nos rios poluídos. Ao mesmo tempo rareia nas regiões metropolitanas. A água é a grande mãe, dela viemos, é a fonte da vida. É mais preciosa que ouro e pedras preciosas. Mas a desprezamos, tratando-a como simples esgoto. Se faltar, perecemos. Temos o dever de cuidar dela como se criança fosse. É a única salvação para a terra. Temos de usá-la como uma joia. Com amor.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Música, fotografias, ‘notícias no tempo’. Aos domingos, ‘Viagem no tempo especial’, das 9h às 11h, com reprise das 16h às 18h.

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo – Apresentação: Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Em pauta a associação civil Jeda, com o Projeto e Juventude do Amanhã. A entidade situa-se à Rua Eduardo Monteiro, 946, Santo André. No estúdio, ao vivo, Sr. João Jodas, tesoureiro da entidade, cujo presidente é o Dr. Roberto de Carvalho. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio-dia.

Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Os 50 anos do golpe de 64 – terceira parte. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

HISTÓRIA PRESERVADA

Jazigo da família Gerbelli, localizado na quadra 1 do Cemitério de Vila Euclides.

“Ficou excelente a restauração. É sempre auspicioso visitá-lo e vê-lo imponente como no tempo que a família agilizou ações para torná-lo mausoléu. Os descendentes o mantêm sempre restaurado, deixando patente que cultuam a memória dos entes queridos”, comenta o professor João Paulo de Oliveira.

Visitem o site: https://www.youtube.com/watch?v=hbwyKYU-jJ0 .

CONSTANTINO DE NARDI

(São Caetano 18-12-1924 – 17-3-2014)

O bancário Constantino de Nardi descende de uma das famílias pioneiras de São Caetano. Celeste, seu bisavô, participou da construção da igreja São Caetano (Matriz Velha) e erigiu o Palácio De Nardi, hoje sede do Museu histórico Municipal.

Neste palácio, Constantino residiu, quando criança. Estudou na cidade, aqui constituiu família, manteve-se fiel à cidade dos pais, avós e bisavós.

Num momento mais recente, em companhia da mulher, Maria de Lourdes Santarnecchi, praticava esportes no Sesi local e frequentava o Centro da Terceira Idade ‘João Nicolau Braido’, na Vila São José. Ali tinha a maioria dos amigos.

Constantino De Nardi partiu aos 89 anos. Foi sepultado no Cemitério das Lágrimas. A missa de 7º dia será celebrada amanhã (23), às 18h, na Igreja São Caetano: Rua 28 de Julho, confluência com a Rua Mariano Pamplona, bairro Fundação.

Informações: Glenir Santarnecchi, jornalista

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;