Política Titulo Alteração administrativa
Por fluidez, Grana coloca Mobilidade junto à Sosp

Paulinho Serra vai liderar projetos para alavancar
setor que estava acoplado em Segurança Pública

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
02/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Depois das manifestações populares, o governo do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), alterou seu planejamento político e uma das prioridades se tornou a Mobilidade Urbana. O petista modificou o setor que, a partir de agora, encabeçará as atribuições da Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos), chefiada pelo ex-vereador Paulinho Serra (PSD). A mudança na estrutura foi formalizada no dia 21 com a publicação da lei no Diário Oficial do Município.

Paulinho sinalizou que prepara pacote de 200 microintervenções no prazo de dois anos. Entre os procedimentos da Pasta, está a implantação de ciclofaixa de lazer, fazendo a interligação de três parques (Pignatari, Central e Celso Daniel). São 15 quilômetros de via exclusiva aos domingos, nos moldes do programa realizado na cidade de São Paulo. Outra medida visa melhorar a fluidez, um dos principais gargalos da cidade: 110 ruas terão modificação para mão única durante o ano de 2014.

A área de trânsito é uma das mal avaliadas em Santo André. A cidade é rota central de interligação do Grande ABC. “As ações, como do Bilhete Único, também objetivam mudar a cultura. Estamos iniciando aos poucos a faixa exclusiva de ônibus, com meta de diminuir em 20% o tempo de viagem. Isso necessita de prazo para dar resultado”, alegou o secretário, complementando que a administração começará processo de sincronização semafórica no ano que vem.

Na prática, segundo Paulinho, não será só mudança de nomenclatura. “Essa decisão mostra que o prefeito está antenado, focando em medidas administrativas novas, modernas, dando resposta rápida para a população”, justificou Paulinho. Na estimativa do governo, a nova secretaria terá R$ 380 milhões de Orçamento. Desse total, R$ 80 milhões são referentes ao fundo de trânsito, que abrange multas, parte do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e licenciamento de carros.

Na execução, o secretário criará a gerência de projetos, que antes não existia na Pasta de Segurança Pública, área em que estava alocada Mobilidade Urbana. Funcionário de carreira, o arquiteto Pedro Ogawa ficará responsável pelo setor. Segundo Paulinho, essa inovação, aliada ao conjunto do Departamento de Engenharia de Tráfego, à Coordenação de Projetos, à SATrans e à Diretoria de Vias Públicas, vai agilizar o andamento dos projetos. “Todo esse controle interligado vai ajudar na melhoria das ações”, justificou.

O titular da Pasta jogou parte da responsabilidade da estagnação de obras viárias para a administração Aidan Ravin (PSB, 2009-2012) – no mandato do ex-petebista Paulinho atuava como parlamentar na Câmara. “Queremos fazer transformação. A cidade estava parada devido ao conceito antigo de gestão que era aplicado no município.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;