Setecidades Titulo Gerente presa
Gerente é presa por manter padaria em condição precária

Em loja da rede de supermercados Dia, polícia encontrou falta total de higiene e produtos vencidos

Por Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
22/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Policiais civis da Dicma (Delegacia de Polícia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente) de São Bernardo prenderam no início da tarde de ontem uma gerente de padaria da rede de supermercados Dia, unidade Baeta Neves. Elaine Paula Ferreira, 41, e funcionários mantinham o local em condições precárias de higiene e utilizavam produtos vencidos para fabricação de alimentos.

O comércio, localizado na Rua dos Vianas, 3.730, encontrava-se fechado ao público. Funcionários disseram à polícia que, há cerca de dois meses, o espaço abrigava padaria que produzia pães, bolos, doces e tortas e distribuía para outros supermercados da rede. Além disso, a área também servia como depósito e armazenava série de produtos com o prazo de validade vencido.

Segundo o delegado da Dicma, Américo dos Santos Neto, os policiais chegaram ao local por meio de denúncia. “O que causa mais espanto são as condições dos produtos vencidos. Não dá para alegar que são para descarte, porque estavam ao lado de mercadorias dentro do prazo de vencimento”, observou.

Durante a ação, oito funcionárias estavam trabalhando, inclusive preparando alimentos com matéria-prima vencida. Conforme apurou a investigação, o espaço era utilizado como linha de produção de confeitaria para 12 lojas franqueadas de um único dono. “Quando algum produto estava violado, em vez de ocorrer o descarte nas lojas a mercadoria era levada para a unidade Cambuci, em São Paulo. Lá, era colocada em um saco plástico incolor e inserida data de validade. Depois, tudo era levado para a padaria, sem que o consumidor tivesse qualquer conhecimento”, explica o delegado.

A equipe do Diário esteve no local e presenciou condições bastante precárias de falta de higiene. No depósito, foram encontrados farinha e açúcar em sacos plásticos sem identificação, pães franceses vencidos armazenados de forma inadequada – no chão ou em caixas de papelão – e até carnes fora do prazo de validade e que já estavam em processo de deterioração.

A padaria, localizada em andar superior, estava muito suja. Fôrmas de bolo encardidas, bacias com misturas prontas e até doces e bolos já confeitados encontravam-se expostos sem qualquer proteção.

“A Vigilância Sanitária esteve no local e constatou que tudo deve ser descartado. Nosso trabalho agora é localizar o proprietário para responder pelas irregularidades e identificar as outras 12 lojas para fiscalização”, informou o delegado.

O artigo 7º da lei 8137 caracteriza crime contra as leis de consumo vender e ter em depósito para venda matéria-prima ou mercadoria em condições impróprias para consumo. Em caso de condenação, a pena varia de dois a cinco anos, ou multa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;