Internacional Titulo
Taiwan retira mais de 2.000 turistas por causa de tufão
11/07/2013 | 03:11
Compartilhar notícia


Taiwan retirou mais de 2.000 turistas da região na quinta-feira, uma vez que a ilha se prepara para a chegada do super-tufão Soulik. As autoridades alertam para ventos fortes e chuvas torrenciais na região.

O tufão, cujas rajadas de vento estão atingindo até 227 quilômetros por hora, estava a 960 quilômetros leste do extremo sul da ilha, por volta da meia-noite (de Brasília), disse o Escritório Central de Meteorologia de Taiwan.

O Soulik está se movendo no sentido oeste-noroeste na direção de Taiwan a cerca de 22 quilômetros por hora e poderá atingir o norte da ilha ou passar pela região em algum momento entre o final de sexta-feira e sábado de manhã, disse o órgão.

"O público deve aumentar sua vigilância, uma vez que o tufão certamente trará fortes ventos e chuvas", disse uma previsão do tempo.

Na quinta-feira, autoridades retiraram 2.300 turistas de Green Island e emitiram um alerta para que os navios ao norte e leste de Taiwan tomem precauções especiais.

O Observatório de Hong Kong classificou Soulik como um "super tufão" em seu website, já o escritório de Taiwan o descreveu como um "tufão forte".

No continente chinês, as autoridades de meteorologia mantiveram um alerta laranja - o segundo nível mais alto - para o Soulik na quinta-feira, segundo a agência de notícias oficial Xinhua.

Depois de atingir ou passar por Taiwan no sábado, o Soulik deve ir em direção às províncias costeiras de Zhejiang e Fujian, levando ventos "extremamente fortes", citou o Centro Meteorológico Nacional ao jornal.

Em agosto de 2009, o tufão Morakot matou cerca de 600 pessoas em Taiwan, a maioria delas enterradas em grandes deslizamentos de terra no sul da região, em um dos piores desastres naturais na ilha nos últimos anos. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;