Internacional Titulo
EUA crêem que Paquistão ajudou na fuga de tecnologia nuclear
da AFP
04/03/2004 | 11:45
Compartilhar notícia


O governo dos Estados Unidos está convencido de que o repasse de tecnologia nuclear para o Irã, Coréia do Norte e Líbia aconteceu com o conhecimento do governo paquistanês.

As declarações foram realizadas nesta quinta-feira em Lisboa pelo subsecretário de Estado americano para a Segurança Internacional, John Bolton.

"Não temos motivos para crer que o presidente Pervez Musharraf ou outros dirigentes do governo paquistanês estejam vinculados" a Abdul Qadeer Khan, que reconheceu sua responsabilidade no repasse de tecnologia nuclear em benefício desses países, disse à imprensa Bolton, que participa até amanhã na capital portuguesa de uma conferência sobre segurança.

Mas "é possível que membros do governo paquistanês, dirigentes militares ou cientistas tenham integrado essa rede", disse, acrescentando que os EUA não têm provas desse envolvimento.

Abdul Qadeer Khan, o pai do programa nuclear paquistanês, reconheceu publicamente em fevereiro passado sua responsabilidade no vazamento de tecnologia nuclear para Coréia do Norte, Líbia e Irã, sendo perdoado em seguida pelo presidente Musharaf.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;