Cíntia Bortotto Titulo
2010 foi bom para sua carreira?

Conheça dicas para saber como foi seu ano profissional

Cíntia Bortotto
03/01/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Quando o final do ano vai chegando, temos por hábito fazer balanço de como foram os 12 últimos meses, tanto na vida pessoal, como na profissional. Mas afinal, como avaliar se tive um bom ano, profissionalmente falando? Seguem algumas dicas para o balanço:

1.Fui promovido? Se a resposta foi sim, o ano lhe rendeu um excelente sinal e reconhecimento de que você está no caminho certo e vem sendo reconhecido por isso.

2.Recebi um bom feedback durante minha avaliação de desempenho? Este é outro excelente sinal de que o caminho está sendo trilhado de forma a contento.

3.Sinto que meu chefe confia em mim? Quando o chefe me conta as coisas e sente que pode me pedir atividades além da minha função, demonstra que estou no caminho certo. A ideia é continuar investindo nesta relação, pois posso aprender neste processo.

4.Fui identificado como sucessor ou potencial em minha área de atuação? Estas são outras formas de a empresa dizer que tenho espaço de crescimento e que eles estão enxergando isso.

5.Investiram em meu treinamento e desenvolvimento? Esse é o tipo de remuneração indireta que vale ouro. Às vezes, vale mais do que salário, pois me permite ir além e ver pontos que posso desenvolver para continuar crescendo em carreira.

6.Concluí algum curso ou formação importante para continuidade do meu crescimento profissional? Não importa se o investimento partiu de você ou da empresa, o que importa é que o conhecimento agora é seu e ninguém pode lhe tirar isto. E garanto: você o utilizará em benefício de sua carreira se elaborar um plano para isso.

7.Aumentei meu networking e as pessoas sabem no que estou trabalhando? Este é outro ponto a ser refletido, networking hoje é muito valioso. Essa é uma tarefa para qualquer profissional, a qualquer tempo. Faça um balanço, se seu networking aumentou e se fortaleceu neste ano?

CERTO E ERRADO

Depois de um bom balanço, chega-se a conclusão de acertos e erros ao longo do ano. Como me preparar para o próximo ano? Se a sua resposta foi não para a maioria das perguntas acima, muitas mudanças devem acontecer. Comece pensando em 2 ou 3 objetivos profissionais para 2011. Além de traçar um plano detalhado para alcançar cada um deles, você deve:

1.Falar com seu chefe sobre sua vontade de ser um profissional melhor em 2011. Atender as expectativas dele é o primeiro passo para que você tenha um ano melhor.

2.Você não quer continuar com este chefe? Então você tem duas alternativas: ou você é transferido de área, ou você muda de empresa, e aí você deve pensar em que tipo de empresa e que tipo de chefe você gostaria de ter e começar um movimento neste sentido.

3.Próxima dica - APERFEIÇOE-SE EDUCACIONALMENTE - seja uma formação, ou uma capacitação ou só um curso de reciclagem. Escolha boas instituições e cursos que lhe agreguem.

4.Pergunte-se todo dia e a cada projeto ou reunião: fiz o melhor que podia ter feito hoje, neste projeto, nesta reunião? Tente se superar, não espere que seu chefe o instigue a fazer isto, faça você mesmo.

5.Saiba o que os outros estão fazendo - existem tantas empresas e tantos profissionais de sua área, de seu segmento de mercado! Faça contato com eles, conte o que você tem feito e pergunte se pode ver a forma como eles têm feito para usar de benchmarketing. Some, mostre-se para os outros e tenha a humildade de admitir que tantas coisas outras pessoas podem fazer melhor. Seria ótimo aprender com elas.

Seguindo esses passos, você estará se preparando para novos desafios, seja onde trabalha hoje ou em uma nova área ou empresa. Estudar e ler são ferramentas importantes na preparação para novos desafios. Sempre reserve tempo e dinheiro para fazer cursos ou uma nova formação.

Faça o "algo a mais". Mesmo que isso peça mais dedicação e, quem sabe, mais algumas horinhas. Seja focado. Escolha, por dia, três atividades que você não pode ir embora do trabalho sem fazer. Invista seu tempo em coisas diferentes como benchmarketing, feiras, congressos, novas ideias, pense "fora da caixa". Entregue ou converse com seu chefe sobre coisas que ele ainda não pensou ou fez ou algo que complemente uma ideia inovadora dele. Neste ano, sua carreira e seu comportamento podem ser diferentes e podem lhe levar a mais sucesso. Então, siga confiante e boa sorte! Feliz 2011!!!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;