Nacional Titulo
Simpósio discute avanços da fertilizaçao assistida
Por Do Diário do Grande ABC
19/05/2000 | 00:17
Compartilhar notícia


Cerca de 200 médicos de todo o país participaram nesta quinta-feira do Simpósio Internacional de Fertilizaçao Assistida. Realizado em Sao Paulo, o evento conta com a participaçao de vários convidados internacionais, responsáveis por uma série de avanços obtidos nessa área nos últimos anos.

"Quando surgiu a técnica do bebê de proveta, apenas 5% das mulheres que se submetiam ao tratamento conseguiam engravidar", lembra o médico Roger Abdelmassih. "Agora, esse índice saltou para 50%", comemora.

Um dos avanços mais significativos do último ano, diz Abdelmassih, é a possibilidade de se transplantar para o óvulo de uma doadora o material genético da candidata a mae. No carnaval, um embriao foi obtido por meio dessa técnica na Clínica e Centro de Pesquisa em Reproduçao Humana Roger Abdelmassih. O embriao, no entanto, nao foi usado.

Desenvolvida pelo pesquisador Jan Tesárik, a técnica consiste em retirar o núcleo do óvulo da doadora e, em seu lugar, colocar uma célula da doadora. O óvulo, reconhecendo uma célula com 23 pares de cromossomos, encarrega-se de expulsar metade. "Em breve, mulheres que nao ovulam poderao ter filhos com sua carga genética", diz o médico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;