Esportes Titulo
Brasil vence Holanda e lidera Liga Mundial
Do Diário do Grande ABC
13/06/1999 | 16:35
Compartilhar notícia


A vitória deste domingo da seleçao brasileira masculina de vôlei sobre a Holanda por 3 a 2, com parciais de 29/27, 22/25, 25/23, 23/25 e 15/11, em 2 horas de partida, foi importantíssima para a equipe, que agora divide a liderança do grupo B da Liga Mundial com o Canadá e tem a oportunidade de garantir em casa a classificaçao para a próxima fase do torneio.

Além de ganhar o jogo - foi a quarta vitória em seis partidas -, o Brasil superou as más condiçoes oferecidas de treinamento, o entusiasmo dos 4.500 torcedores que foram ao ginásio Ahoy, em Roterda, e, sobretudo, os vários erros cometidos pelos árbitros e bandeirinhas.

A seleçao retorna segunda à tarde ao Brasil e sábado e domingo volta a enfrentar o Canadá, no Rio. Nos dias 26 27, os jogos serao contra a Espanha, em Joinville. A fase de classificaçao termina nos dias 3 e 4, contra a Holanda, em Sao Paulo.

Brasil e Holanda fizeram mais uma vez uma partida disputada e cheia de altos e baixos. O jogo foi tao irregular quanto os fiscais de linha, os árbitros, os mesários e até o delegado oficial da Federaçao Internacional de Vôlei (FIVB). No quarto set, por exemplo, eles chegaram a nao computar um ponto da equipe brasileira (o de número 15).

A reclamaçao da comissao técnica nao foi levada em conta e, no fim do jogo, a equipe de estatística confirmou o erro do mesário, o que levou o delegado a pedir desculpas ao Brasil. A CBV vai editar, ainda esta semana, a fita do jogo com todos os erros cometidos para enviar com uma reclamaçao formal à FIVB.

O atacante Joel, que entrou no fim do primeiro set, foi o maior pontuador do jogo, com 24 pontos - 21 de ataque, 1 de saque e 2 de bloqueio.

A derrota pode ter significado a despedida da Holanda da competiçao. A atual campea olímpica precisa vencer agora os seis jogos se quiser classificar-se para as finais. Para o técnico Radamés Lattari Filho, vencer duas vezes o campeao olímpico na casa do adversário tem um significado especial. "Foi a vitória de uma nova geraçao sobre os melhores do mundo", comentou.

A seleçao dedicou as duas vitórias sobre a Holanda - no sábado, ganhou também por 3 a 2 - à jogadora Ida, que sofreu um acidente no mês passado, ao pai de Nalbert e ao ex-treinador Jorge Bettencourt, que estao doentes. "Esperamos que todos se recuperem rapidamente", disse Radamés.

Na classificaçao geral, o Brasil foi beneficiado com a derrota do Canadá para a Espanha por 3 a 1 (25/19, 25/23, 18/25 e 25/19), em Winnipeg. Brasileiros e canadenses têm agora quatro vitórias e duas derrotas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;